Chega a 58 o número de mortos em protestos no Peru contra a presidente

Pelo menos 58 pessoas já morreram no Peru devido aos protestos contra o governo da vice-presidente Dina Boluarte, que assumiu a presidência após a destituição de Pedro Castillo no dia 7 de dezembro de 2022.

Neste sábado (28/01), o Congresso do país rejeitou uma proposta de antecipar as eleições para outubro. Essa era uma das exigências dos protestantes peruanos, que poderia agravar as manifestações.

Outra exigência dos manifestantes peruanos é a renúncia de Dina, a libertação do ex-presidente Castillo e a dissolução do Parlamento. O Congresso chegou a aprovar o adiantamento das eleições de 2026 para abril de 2024. No entanto, a medida não foi confirmada pelo Parlamento.

Protestos no Peru

As manifestações no país da América Latina começaram depois que o presidente Pedro Castilho sofreu um impeachment. Ele foi preso após dissolver o Congresso do Peru e decretar estado de exceção.

O ex-presidente era investigado em diversos processos, como liderança em suposta organização criminosa que fraudava licitações públicas e crimes contra a administração pública, entre eles tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Desde então, os manifestantes estão nas ruas reivindicando que Dina Boluarte, vice-presidente que assumiu a presidência, renuncie o cargo, além do fechamento do Congresso, uma nova Constituição e a libertação de Castillo.

 

 

Ouattara brilha em estreia e garante vitória do Brentford sobre Aston Villa

O novo reforço recorde do Brentford, Dango Ouattara, marcou apenas 12 minutos após sua estreia, garantindo a vitória por 1 a 0 sobre o...

Lil Nas X ficará preso até segunda (25) após agredir policial, diz site

O rapper e cantor Lil Nas X, 26, deve permanecer preso até segunda-feira (25), de acordo com o site americano The Hollywood Reporter. O...

Bragantino x Fluminense: veja as escalações do jogo do Brasileirão

O Fluminense visita o Red Bull Bragantino neste sábado (23), às 16h (de Brasília), pela 21ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no Estádio Cícero de Souza Marques,...