Deputadas acionam Conselho de Ética contra Plínio por fala sobre Marina

Deputadas apresentaram, nesta quinta-feira (20), uma representação, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, contra Plínio Valério (PSDB-AM). A ação mira uma fala do senador na qual ele fez menção a “enforcar” Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

A representação é assinada pelo deputado Túlio Gadelha (Rede-PE), que é do mesmo partido de Marina e nove deputadas: Benedita da Silva (PT-RJ); Duda Salabert (PDT-MG); Enfermeira Ana Paula (Podemos- CE); Gisela Simona (União Brasil-MT); Jandira Feghali (PCdoB-RJ); Laura Carneiro (PSD-RJ); Maria Arraes (Solidariedade-PE); Tabata Amaral (PSB-SP); e Talíria Petroni (PSOL-RJ).

Em evento da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio-AM), no dia 14, Plínio afirmou: “a Marina esteve na CPI das ONGs por seis horas e dez minutos… imagine o que é tolerar Marina Silva por seis horas e dez minutos sem enforcá-la”. Na quarta-feira (19), ele declarou que a fala foi uma “brincadeira” e que não se arrepende do comentário.

De acordo com a representação, a fala do senador tem “evidente caráter de violência de gênero” e “remete à supressão da voz feminina pelo uso da força, à tentativa de desqualificar e intimidar uma liderança política pelo simples fato de ser mulher”.

“O teor de sua fala ultrapassa os limites da imunidade parlamentar, uma vez que não possui qualquer relação com sua atuação como representante do Estado do Amazonas, mas, sim, um evidente caráter de violência de gênero”, argumentaram no documento.

Os parlamentares pedem “uma resposta institucional firme e imediata”, com a investigação dos fatos pelo Conselho e a aplicação de “sanções cabíveis”.

“Esse tipo de manifestação não se trata de um mero excesso verbal, mas de uma incitação à violência, reproduzindo a cultura de ameaça e silenciamento, que, historicamente, tem afastado mulheres da política”, mencionaram os congressistas no documento.

Sobre a fala de Plínio, a ministra ressaltou que a declaração incita à violência contra a mulher e que, “dificilmente”, seria feita se o debate fosse com um homem. “Com a vida dos outros não se brinca. Quem brinca com a vida dos outros, faz ameaça aos outros de brincadeira e rindo, só os psicopatas são capazes de fazer isso”, destacou Marina.

A CNN procurou o senador Plínio Valério para comentar essa representação apresentada no Conselho de Ética e aguarda resposta.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Deputadas acionam Conselho de Ética contra Plínio por fala sobre Marina no site CNN Brasil.

Cachaças terão selo para garantir procedência e rastreabilidade

As cachaças de alambique produzidas no Brasil passarão a ter um selo de origem e autenticidade como forma de garantir ao consumidor a procedência...

Virginia promove festa do Dia das Crianças na quadra da Grande Rio

A influenciadora Virginia Fonseca, 26, promove neste sábado (11) uma festa de Dia das Crianças na quadra da Grande Rio, agremiação na qual ocupa...

Como está a saúde mental? Veja dicas de especialistas de autoavaliação

Neste mundo caótico de agendas lotadas, eventos estressantes e responsabilidades pessoais, é comum ficarmos distraídos no nosso mundo interior. Seja intencional ou não, “as pessoas...