Luxemburgo critica dirigentes, técnicos estrangeiros e etarismo no futebol brasileiro

Vanderlei Luxemburgo abordou temas sensíveis ao futebol brasileiro em entrevista ao CNN Esportes deste domingo (23/3). O treinador criticou o protagonismo dos diretores executivos nos clubes, questionou a presença de técnicos estrangeiros no mercado nacional e denunciou a existência de preconceito com profissionais mais experientes no país.

De acordo com Luxemburgo, os diretores executivos vêm ocupando funções que tradicionalmente eram dos treinadores. “O diretor executivo hoje chegou ao futebol para poder ocupar um espaço que, ao meu ver, sempre pertenceu aos técnicos”, afirmou. Ele também citou exemplos de clubes com alta rotatividade de técnicos. “O Flamengo, sob a gestão do Rodrigo Caetano, trocou oito ou nove treinadores. O Alexandre Mattos, no Palmeiras, trocou quantos treinadores?”, questionou.

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução / YouTube
Vanderlei LuxemburgoReprodução / YouTube
Reprodução / Globo
Vanderlei LuxemburgoReprodução / Globo
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O treinador ainda comentou sobre a chegada de profissionais de fora ao mercado nacional. Apesar de dizer que não é contra a globalização, criticou a falta de espaço para técnicos brasileiros. “Eu acho que tem treinadores que estão aqui ocupando o espaço de treinadores brasileiros jovens ou mais experientes”, disse.

A entrevista também trouxe uma reflexão sobre o etarismo no futebol. Aos 72 anos, Luxemburgo acredita que a idade vem sendo um fator de exclusão no mercado. “Nós ficamos com o cabelo branco, com experiência, e nós somos execrados”, declarou. Para ele, a inteligência adquirida com a experiência deve ser um diferencial. “Eu não consigo mais fazer fisicamente aquilo que eu fazia com 40 anos. Mas tenho a minha inteligência para fazer além daquilo”, completou.

Maior campeão de estaduais da história e com passagem pelo Real Madrid, Luxemburgo está sem clube desde que deixou o Corinthians em 2023.



Fonte: Portal LEODIAS

Eleições, emendas e código de conduta: as prioridades do Judiciário em 2026

O Judiciário, em especial o STF (Supremo Tribunal Federal), deve ter como prioridade em 2026 casos envolvendo as emendas parlamentares, o código de conduta...

Ano eleitoral desafia Lula com relação com Congresso, entregas e reeleição

O ano de 2026 começa com desafios para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já revelou que vai tentar o quarto...

Bolsonaro deve ter alta após quatro procedimentos cirúrgicos em uma semana

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve ter alta hospitalar nesta quinta-feira (1º) após quase dez dias internado no Hospital DF Star, em Brasília, para...