Trump diz avaliar exigências da Rússia para cessar-fogo parcial com Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (25) que seu governo está “analisando” as condições que o Kremlin pontuou que precisam ser atendidas antes que um acordo de cessar-fogo no Mar Negro com a Ucrânia possa ser implementado.

“Estamos pensando em todas elas agora. Há cinco ou seis condições. Estamos analisando todas elas”, destacou o republicano na Casa Branca.

“Estamos em discussões profundas com a Rússia e a Ucrânia. E eu diria que está indo bem”, adicionou.

Mais cedo nesta terça, a Casa Branca afirmou que Ucrânia e Rússia concordaram em suspender ataques no Mar Negro — porém, o Kremlin ressaltou que há várias condições antes que possa ser implementado.

Autoridades dos EUA realizaram uma série de reuniões separadas com delegações russas e ucranianas na Arábia Saudita nos últimos dias. A Casa Branca descreveu os acordos que disse que os EUA firmaram com a Rússia e a Ucrânia em duas declarações separadas, mas muito semelhantes, na terça-feira.

Ambos disseram que os EUA e cada um dos respectivos países “concordaram em garantir uma navegação segura, eliminar o uso da força e impedir o uso de embarcações comerciais para fins militares no Mar Negro”.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, confirmou em uma entrevista coletiva em Kiev que a Ucrânia concordou em parar de usar força militar no Mar Negro.

No entanto, a declaração do Kremlin acrescentou que só implementaria o acordo quando as restrições aos seus bancos e exportações de alimentos e fertilizantes fossem suspensas.

Entenda a guerra entre Rússia e Ucrânia

A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022 e entrou no território por três frentes: pela fronteira russa, pela Crimeia e por Belarus, país forte aliado do Kremlin.

Forças leais ao presidente Vladimir Putin conseguiram avanços significativos nos primeiros dias, mas os ucranianos conseguiram manter o controle de Kiev, ainda que a cidade também tenha sido atacada. A invasão foi criticada internacionalmente e o Kremlin foi alvo de sanções econômicas do Ocidente.

A inteligência ocidental denuncia que a Rússia está usando tropas da Coreia do Norte no conflito na Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse acreditar que os principais objetivos de Putin são ocupar toda a região de Donbass, abrangendo as regiões de Donetsk e Luhansk, e expulsar as tropas ucranianas da região de Kursk, na Rússia, das quais controlam partes desde agosto.

Ivana Kottasová, Christian Edwards, Anna Chernova, Svitlana Vlasova, Kevin Liptak e Angus Watson da CNN contribuíram para esta reportagem.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump diz avaliar exigências da Rússia para cessar-fogo parcial com Ucrânia no site CNN Brasil.

Mascar chiclete libera centenas de microplásticos na boca, diz estudo

Mascar um chiclete pode ser suficiente para ter centenas a milhares de microplásticos na boca. A descoberta, feita por pesquisadores da Universidade da Califórnia,...

Com Vini Jr. e Mbappé, Real Madrid encara Leganés. Veja onde assistir

Após o fim da Data Fifa, os clubes seguem a programação. E, neste sábado (29/3), o Real Madrid enfrenta o Leganés, às 17h. A...

Modelo que fez sexo com mil homens é pedida em casamento por rapper

Bonnie Blue, produtora de conteúdo adulto que já fez sexo com 1.057 homens em um período de 12 horas, foi pedida em casamento pelo...