Ex-vice-líder do PL assumirá mandato caso Carla Zambelli seja cassada

Com a maioria formada no Supremo Tribunal Federal (STF) para a condenação da deputada Carla Zambelli (PL-SP), nesta terça-feira (25), pelos crimes e porte ilegal de arma de fogo, constrangimento ilegal e pela cassação do mandato em decorrência da condenação, a parlamentar pode perder o mandato.

Caso Zambelli seja cassada, quem deve assumir o mandato é seu suplente Coronel Tadeu (PL-SP). Ele foi eleito nas eleições de 2018 e chegou a ser vice-líder na Câmara do PL, mas não obteve votos suficientes para ocupar um mandato nas eleições de 2022 e se tornou suplente.

A decisão de cassação da deputada precisa ser referendada pela Câmara, que dará início a um processo junto ao Conselho de Ética da Casa, uma vez que a condenação estiver transitada em julgado.

No entanto, o Supremo tem 90 dias para retornar ao julgamento, uma vez que o ministro Nunes Marques pediu vista, ou seja, mais tempo para análise.

A demora para análise na Câmara pode ajudar Zambelli, como é o caso do acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, o deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ).

Há meses o processo contra o parlamentar aguarda análise e, mesmo após ser expulso do seu partido, o União Brasil, ele ainda mantém um gabinete na Casa.

A deputada se tornou ré por ter perseguido, de arma em punho, um homem. O episódio ocorreu na véspera do segundo turno das eleições de 2022, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo. Zambelli alegou ter apontado a arma por se sentir ameaçada pelo homem.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ex-vice-líder do PL assumirá mandato caso Carla Zambelli seja cassada no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Daimistas, católicos e evangélicos se reencontram em adeus emocionante a Gabriel, na sede da UDV

O biomédico Gabriel Barros, de 26 anos, vítima fatal de um grave acidente de trânsito em Rio Branco, nesta terça-feira, teve um funeral inesperado....

Rio Branco: presa a quadrilha que recrutava jovens hackers, aplicava “golpe do PIX” contra idosos e lucrava R$ 250 mil ao mês

Treze pessoas foram presas em flagrante nesta quarta-feira, acusadas por formação de quadrilha, durante operação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime...

Barraco na Web: grávida, influencer do Acre expõe vida sexual do ex com outros homens. “Sou doida”

"Eu sou doida. Vou sujar teu nome de todas as formas". A declaração é de uma jovem que diz estar grávida e abandonada pelo...