Confiança do consumidor recua 2% em março ante fevereiro, diz ACSP

O Índice Nacional de Confiança (INC) elaborado para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn caiu de 2% em março de 2025, tanto na margem como na comparação anual. O indicador atingiu os 97 pontos, ficando no campo pessimista (abaixo dos 100 pontos).

Na análise por regiões, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste a confiança recuou. Por outro lado, no Nordeste, o indicador teve aumento, enquanto no Norte se manteve estável. Já no caso das camadas socioeconômicas, houve queda do INC nas classes AB e C e alta na DE.

“Continuou havendo deterioração da percepção das famílias, sobretudo em relação à situação financeira atual, e, em menor medida, em termos das expectativas futuras de renda e emprego”, avalia a ACSP.

Isso, segundo a associação, levou a um menor consumo de itens de valor, como casa e carro. No entanto, foi observado estabilidade na intenção de adquirir bens duráveis, como geladeira e fogão, e leve aumento na propensão a investir.

Além disso, o cenário econômico – com aceleração da inflação, queda na geração de empregos e juros elevados – e um contexto de alto endividamento das famílias têm levado o consumidor a ter cautela para compras, explica o economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa.

Inadimplência em escolas cai mais de 2% em 2024, diz pesquisa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Confiança do consumidor recua 2% em março ante fevereiro, diz ACSP no site CNN Brasil.

Governo vai resgatar R$ 1,4 bi de fundos para compensar recuo no IOF

O governo federal vai usar R$ 1,4 bilhão de fundos para compensar o recuo de trechos do decreto que alterou o Imposto sobre Operações...

Lira a Haddad: isenção do IR depende de compensação a estados. Vídeo

O deputado Arthur Lira (PP-AL), relator do projeto de lei que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganha...

Bancos dos EUA aguardam apoio antes de avançarem com criptomoedas

Os grandes bancos dos Estados Unidos estão discutindo internamente sobre a expansão de seus negócios com criptomoedas, aguardando um endosso mais decisivo de órgãos...