WhatsApp Audio 2023-02-10 at 11.57.32
Trezentos vigilantes contratados pela empresa VIP, de propriedade do deputado federal coronel Ulisses, devem ficar 90 dias sem salários. Um grupo de trabalhadores procurou a reportagem do Seringal para denunciar.
O assessor técnico da Secretaria de Saúde, José Ayache, confirmou que o contrato tem cláusula padrão, em que o Estado não está obrigado a fazer os repasses de imediato, logo após o serviço prestado (ouça no áudio acima). Ou seja, 90 dias é o prazo padrão, segundo ele, “para que todas as burocracias de empenho e pagamento sejam cumpridos”. Nesse período, segundo o assessor técnico, a própria empresa de vigilância, deve ter reservas financeiras para efetuar o pagamento de salários. “E o que está em contrato”, concluiu.
WhatsApp Audio 2023-02-10 at 11.43.42 (1)
O mês de janeiro está atrasado. Todos os vigilantes que fazem a segurança dos prédios públicos ligados à Sesacre (Hospitais e demais unidades de saúde e até repartições da gestão administrativa) estão no prejuízo.
O presidente do Sindicato dos Vigilantes do Acre, Nonato Santos, informou há pouco que os trabalhadores farão um ato público, em protesto contra a falta de pagamentos (ouça acima). Uma reunião de diretoria acontece na manhã desta sexta-feira, para definir a agenda das manifestações. A Casa Civil do Governo é um dos alvos. A Sesacre também
Ouça abaixo a entrevista com o assessor técnico da Sesacre e, mais abaixo, a conversa da reportagem com o sindicalista, que não descarta a possibilidade de greve geral.