⁠Sobretaxar importações dos EUA é uma decisão a se fazer, diz Lula

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta quinta-feira (27) que há “duas decisões a fazer” em resposta às tarifas do norte-americano Donald Trump.

O primeiro caminho seria recorrer à Organização Mundial do Comércio, que busca mediar conflitos e violações ao livre comércio.

O outro, caso esta decisão não seja suficiente, seria de colocar em prática a “reciprocidade”.

“A outra é a gente sobretaxar os produtos americanos que nós importamos. […] Não dá pra gente ficar quieto achando que só eles têm razão e que só eles podem taxar os nossos produtos. Vamos tomar as atitudes que acharmos que são boas para o Brasil”, disse Lula em agenda no Japão.

Durante a coletiva de imprensa, o presidente da República defendeu o multilateralismo e criticou a postura de Trump. A avaliação de Lula é que o mundo e, sobretudo, os Estados Unidos vão acabar perdendo com essa guinada ao protecionismo.

“Esse protecionismo não ajuda nenhum país do mundo, vamos ver a consequência disso. A única coisa que eu sei é que vai ficar mais caro para o americano comprar”, pontuou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em ⁠Sobretaxar importações dos EUA é uma decisão a se fazer, diz Lula no site CNN Brasil.

Queda de balão provoca dois incêndios simultâneos em Santo André, SP

A queda de um balão provocou dois incêndios alarmantes na região de Santo André, na noite do último sábado (23), em Santo André, no...

Autoridades planejam há semanas envio da Guarda Nacional para Chicago

O governo Trump está planejando há semanas enviar a Guarda Nacional para Chicago, disseram dois oficiais à CNN, enquanto o presidente Donald Trump procura...

Julieta Pareja, a jovem promessa americana de 16 anos, estreia no US Open

Aos 16 anos, a tenista americana Julieta Pareja está prestes a disputar seu primeiro Grand Slam no circuito profissional. A jovem, atual número 1...