Galípolo: tarifas de Trump devem gerar choque de oferta “não tradicional”

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, disse nesta quinta-feira (27) que as tarifas prometidas por Donald Trump nos Estados Unidos devem gerar um choque de oferta “não tradicional”, que se diferencia de episódios recentes como a pandemia de covid-19 e a guerra da Ucrânia.

A fala ocorreu durante a divulgação do Relatório Trimestral de Política Monetária. A diferença, segundo o presidente do BC, é que os episódios recentes tiveram caráter “temporário”.

“A economia global passou por dois choques de oferta, seja a questão da pandemia ou da invasão da Ucrânia, e agora o choque de tarifas pode produzir um choque de oferta, mas diferente dos choques tradicionais, que tende a se imaginar passageiros, estamos tentando entender para onde se desloca a curva de oferta a partir deste”, disse.

Galípolo ainda destacou que se soma à incerteza sobre a natureza do choque, as incertezas relacionadas à intensidade deles, num momento em que ainda não está clara a magnitude da política tarifária de Trump.

“Eu acho que nos Estados Unidos assumiu contornos até mais complexos”, disse o presidente do BC.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Galípolo: tarifas de Trump devem gerar choque de oferta “não tradicional” no site CNN Brasil.

Doença hepática gordurosa é um risco a mais para mulheres na menopausa

A transição para a menopausa, marcada pela queda nos níveis hormonais, principalmente de estrogênio e progesterona, tem sido apontada como um fator de risco...

Réus da trama golpista podem faltar ao julgamento no STF; entenda

Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus do núcleo 1 da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado não precisarão comparecer presencialmente...

Atlético-MG x Cruzeiro: relembre confronto que decidiu a Copa do Brasil

Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentarão pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira (27), às 19h30 (de Brasília),...