INSS é alvo de investigação sobre atendimento a pessoas com autismo

Órgão recebeu representação denunciando que INSS invalida laudos com mais de três meses de emissão

O Ministério Público Federal (MPF) vai apurar, por meio de inquérito civil, a representação feita por parlamentar estadual dando conta de que a representação do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no Acre não aceita laudos de pessoas com autismo com data superior a 90 dias de emissão.

Segundo o representante, no momento do requerimento administrativo para concessão do benefício de prestação continuada – BPC/LOAS, o INSS impõe aos pretensos beneficiários que apresentem laudos/atestados, com emissão não superior a 90 dias, o que inviabiliza e dificulta o pedido, sobretudo pelos atrasos injustificados e desarrazoados.

No Acre, a Lei estadual n. 3.722, de 2021, determinou o prazo indeterminado de validade para laudo médico pericial, a exemplo de outros estados da federação, como Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal.

O responsável pelo inquérito, procurador regional dos Direitos do Cidadão Lucas Costa Almeida Dias, afirma que a atuação pretende verificar e corrigir, se for o caso, a regularidade do atendimento em todo o Brasil.

O MPF irá pedir explicações ao INSS sobre os fatos, e após colhidas as informações necessárias, tomará as medidas cabíveis para garantir a tutela dos direitos violados na questão, o que tem causado prejuízos evidentes às pessoas com autismo e suas famílias.

Power Couple 7: Saiba como funciona o formato e quais são as provas do reality

A dinâmica do “Power Couple Brasil 7”, reality eletrizante da Record com estreia marcada para 28 de abril, exige confiança mútua: os casais apostam...

Chocolate dá enxaqueca? Especialista explica a relação entre doce e dores de cabeça

Recentemente, Virginia contou que sua geladeira está cheia de ovos de Páscoa, mas que, infelizmente, não pode se jogar nos doces, já que o...

Histórico! Hugo Calderano conquista a Copa do Mundo de tênis de mesa

É ouro para o Brasil! Hugo Calderano é campeão mundial de tênis de mesa. Ele derrotou neste domingo (20/4) o chinês Lin Shidong, atual...