Banco Central reduz projeção de crescimento do PIB em 2025 para 1,9%

O Banco Central (BC) revisou para baixo a projeção do crescimento da economia brasileira em 2025. As informações fazem parte do Relatório de Política Monetária (RPM), divulgado nesta quinta-feira (27/3).

A estimativa de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deste ano foi reduzida de 2,1% (em dezembro do ano passado) para 1,9%. Segundo o BC, essa mudança “reflete uma redução no crescimento esperado para os setores mais cíclicos”.


Relatório de Política Monetária

  • No ano passado, o BC anunciou a mudança na nomenclatura do Relatório Trimestral de Inflação (RTI), agora Relatório de Política Monetária (RPM). Segundo a autoridade monetária, a mudança ocorre para se alinhar com “a prática internacional”.
  • Os moldes do Relatório de Política Monetária são os mesmos do Relatório de Inflação.
  • O RPM reúne as decisões de política monetária adotadas pelo Comitê de Política Monetária (Copom), bem como o desempenho da nova sistemática da meta inflacionária, as considerações sobre a evolução do cenário econômico e as projeções para a inflação.
  • A partir deste ano, o BC deve divulgar, até o último dia útil de cada trimestre, o relatório de política monetária.

Dessa forma, a autoridade monetária segue dizendo que a perspectiva de crescimento neste ano será menor do que a de 2024. No ano passado, o PIB avançou 3,4%, conforme o medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A desaceleração esperada continua associada à política monetária mais contracionista [aumento dos juros], ao menor impulso fiscal, ao reduzido grau de ociosidade dos fatores de produção e à moderação do crescimento global. Todavia, a incerteza em torno do cenário central aumentou, considerando fatores externos e domésticos”, destacou o documento.



Fonte: Metrópoles

Joabe paga passagens e diárias a Antônio Moraes e 3 assessores pra curso em SP no fim de semana

Viagens e diárias custeadas pelo contribuinte a vereadores  Rio Branco fora do estado parecem o vício insanável, e vão continuar na gestão Joabe Lira. Depois...

Bocalom, o cara de madeira, e o luto pelo “falecimento” do Asfalta Rio Branco, maior estelionato eleitoral de Rio Branco

O Programa Asfalta Rio Branco, apontado como estelionato eleitoral que carreou a campanha do prefeito Bocalom à reeleição, foi "sepultado". E os contratos com...

Escárnio: Bocalom autoriza pagamento de passagens e diárias à própria mulher, sua assessora direta

O prefeito Tião Bocalom samba na cara das autoridades, especialmente das que deviam mas não cumprem sua obrigação de zelar pelo dinheiro público. A...