Colgate afirma que manterá vendas de pasta interditada pela Anvisa

A Colgate anunciou que continuará a comercializar o creme dental Total Clean Mint, mesmo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter determinado a interdição do produto nessa quinta-feira (27/3). A pasta de dente é apontada como causa de alergias graves entre alguns de seus consumidores.

Produtos interditados devem ter a venda suspensa até que se prove a segurança do seu uso, o que deve ocorrer em até 90 dias. Entretanto, a Colgate entrou com um recurso que levou, segundo a empresa, à suspensão imediata da interdição.

“É importante reafirmar que o produto não oferece riscos à saúde, mas algumas pessoas podem apresentar sensibilidade a certos ingredientes – como fluoreto de estanho, corantes ou sabores”, afirmou a empresa.

Anvisa desaconselha o consumo

A Anvisa, em seu comunicado, recomendou diretamente aos consumidores a suspensão do uso “até o término das investigações que estão em andamento”. A agência ainda pediu que vendedores não exponham o item nas prateleiras até o término da investigação.

“Não existe determinação de recolhimento, no momento, mas o produto deve ficar separado e não deve ser exposto ao consumo ou uso”, defende a Anvisa.

A Anvisa tomou a decisão após analisar oito notificações envolvendo 13 eventos adversos de consumidores, mas os relatos de efeitos são muito mais volumosos nas redes sociais e em sites de defesa do consumidor, como o Reclame Aqui.

Segundo o dentista Luiz Eduardo Oliveira, que atende em Brasília, é cedo ainda para colocar a culpa no fluoreto de estanho. “Houve essa mudança na fórmula, mas o Fluoreto de estanho é utilizado desde os anos 50 e tem sua eficiência comprovada até para ajudar na sensibilidade. Seu problema é que ele tem um gosto, que é bem metálico, então ele é usado juntamente com outros compostos que estabilizam o estanho para perder o gosto de metal. É provável que a reação alérgica que estamos vendo seja em relação a estes compostos”, defende ele.

8 imagens

1 de 8

Nova fórmula Clean Mint tem causado reações alérgicas em alguns usuários

Divulgação

2 de 8

Reprodução

3 de 8

Reprodução

4 de 8

Reprodução

5 de 8

Reprodução

6 de 8

Reprodução

7 de 8

Reprodução

8 de 8

Reprodução

Os sintomas dos usuários da pasta Colgate

Entre os sintomas relatados estão inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral, além de ardência, dormência e vermelhidão.

A agência também pediu que mais consumidores que sentiram efeitos adversos contribuam com os formulários de notificação para detalhar os sintomas. As contribuições podem ser feitas no Limesurvey ou e-Notivisa.

A Clean Mint é uma nova versão do popular Colgate Total 12, com fórmula e nome alterados. A mudança da fórmula incluiu o fluoreto estanoso, que pode ser alergênico a alguns consumidores. A Colgate, porém, insiste que o item é seguro para a maioria das pessoas.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Daimistas, católicos e evangélicos se reencontram em adeus emocionante a Gabriel, na sede da UDV

O biomédico Gabriel Barros, de 26 anos, vítima fatal de um grave acidente de trânsito em Rio Branco, nesta terça-feira, teve um funeral inesperado....

Rio Branco: presa a quadrilha que recrutava jovens hackers, aplicava “golpe do PIX” contra idosos e lucrava R$ 250 mil ao mês

Treze pessoas foram presas em flagrante nesta quarta-feira, acusadas por formação de quadrilha, durante operação do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime...

Barraco na Web: grávida, influencer do Acre expõe vida sexual do ex com outros homens. “Sou doida”

"Eu sou doida. Vou sujar teu nome de todas as formas". A declaração é de uma jovem que diz estar grávida e abandonada pelo...