Imposto de renda: Receita libera consulta a lote residual de restituição; veja se está no grupo

Receita Federal libera nesta sexta-feira (17) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de fevereiro de 2023. O crédito bancário será feito para 179.065 contribuintes, no valor total de R$ 250 milhões. Os depósitos serão realizados no dia 28 de fevereiro.

Os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina, mas depois regularizaram as pendências.

Desse total, R$ 150.578.569,86 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal, sendo:

  • 4.256 contribuintes idosos acima de 80 anos
  • 30.651 contribuintes entre 60 e 79 anos
  • 2.977 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave
  • 10.146 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério

Foram contemplados ainda 131.035 contribuintes não prioritários.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração.

Pelas regras do Imposto de Renda, o valor da restituição é atualizado pela taxa Selic acumulada a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.

Como consultar?

As consultas podem ser feitas as seguintes formas:

O que fazer se o dinheiro não for depositado?

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave PIX.

Se o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o contribuinte deve reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Malha fina

Mais de 1 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda, segundo dados divulgados pela Receita Federal. Ao todo, segundo o fisco, foram entregues 38.188.642 declarações até setembro.

O contribuinte poderá saber, ao realizar a consulta, se há ou não pendências que impeçam o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina”.

Eleições em Honduras: veja quem são os principais candidatos à presidência

A população de Honduras vai às urnas neste domingo (30) para escolher quem será o sucessor da presidente Xiomara Castro. A maioria das pesquisas de...

Brasil é o 3º país com trabalhadores mais engajados, diz ADP

As pessoas estão cada vez mais engajadas com seus empregos, com um em cada cinco trabalhadores no mundo se declarando totalmente engajados com suas...

É possível ver Stories anonimamente no Instagram? Saiba como fazer

Atualmente, ao visualizar o Story de alguém, seu nome de usuário fica visível na lista de quem assistiu, o que te impede de ter...