Chá de amora: saiba quais são os benefícios da infusão rica em cálcio

A amora, uma frutinha roxa, doce e azedinha ao mesmo tempo, é super fácil de encontrar. Além do alimento in natura, a fruta pode ser usada em infusões: o chá de amora é conhecido por ser uma ótima fonte de cálcio.

Um estudo publicado em 2017 mostra que um quilo de matéria seca de amora tem uma média de 8,2 g de cálcio. Para comparar, um litro de leite integral tem 1,2 g da substância.

A amora tem antioxidantes, fibras e vitaminas C e K, que ajudam no fortalecimento do sistema imunilógico e podem prevenir o aparecimento de doenças crônicas. A fruta também é rica em magnésio, potássio e fósforo, compostos benefícios para a saúde do coração e a manutenção dos músculos.

A bebida também é associada ao emagrecimento, pois pode evitar picos glicêmicos que aumentam o apetite e possui potencial calmante para o intestino. Outros benefícios são o alívio da rigidez matinal e do inchaço.

Chá de folhas de amora

Além da frutinha, é possível fazer chá das folhas da amoreira: elas são ricas em flavonoides, taninos e cálcio, que têm ação anti-inflamatória e antioxidante, protegendo as células contra o envelhecimento precoce. Outro benefício é o potencial alívio dos sintomas da menopausa.

“Elas possuem compostos bioativos que se ligam aos receptores do estradiol, aumentando a produção de óxido nítrico. O composto dilata as artérias e favorece a redução da temperatura corporal, reduzindo os fogachos”, afirmou a nutricionista Adriana Stavro, de São Paulo, em entrevista recente ao Metrópoles.

“O chá também tem ação desintoxicante para o fígado, melhora a visão, alivia sintomas de tosse e resfriado, trata tonturas e tem efeito depurativo”, explicou a farmacêutica especializada em fitoterapia Angela Xavier, também em entrevista anterior ao Metrópoles.

Imagem mostra xícara de chá e ramo com folha e pequenas amoras - Metrópoles
O chá de amora é uma bebida rica em antioxidantes e pode trazer diversos benefícios à saúde, como fortalecimento do sistema imunológico e alívio dos sintomas da menopausa

Como fazer o chá de amora

Para fazer o chá, a recomendação é usar cerca de 100 g das folhas de amora (de cinco a dez unidades) e uma colher de sopa da fruta. Deve-se colocá-las em água fervente em um recipiente fechado por cinco a dez minutos antes de coar e consumir.

“O processo de fervura direta pode destruir compostos bioativos e óleos essenciais, por isso deve ser evitado”, explicou a nutricionista Camila Pedrosa, também de Brasília, ao Metrópoles.

Não é recomendado tomar mais de três xícaras por dia, pois o chá de amora pode causar problemas digestivos e interagir negativamente com tratamentos médicos. Gestantes e lactantes, pessoas que usam remédios pra diabetes, tenham pressão baixa, problemas renais ou no fígado, problemas de coagulação ou constipaação crônica devem evitar a bebida.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Maria de Fátima é a personagem mais pesquisada nos primeiros dias de “Vale Tudo”

A personagem mais pesquisada do remake de “Vale Tudo”, que iniciou no fim de março, foi a protagonista, Maria de Fátima (Bella Campos), seguida...

Dicas de Páscoa: como encaixar o chocolate do feriado na sua dieta

Que é difícil se manter fiel a dieta e resistir aos ovos de chocolate durante o período da Páscoa, todos nós sabemos; agora, que...

Thales Bretas leva os filhos à exposição em homenagem ao falecido marido, Paulo Gustavo

O médico Thales Bretas compartilhou na noite desta sexta-feira (18/4) registros comoventes da noite divertida que teve ao lado dos filhos, Gael e Romeu,...