Tarifas devem reduzir o crescimento do PIB chinês em 0,7, diz Goldman Sachs

O Goldman Sachs disse que espera que a China acelere as medidas de flexibilização fiscal para compensar o entrave ao crescimento das tarifas mais altas anunciadas pelos Estados Unidos na semana passada, que foram maiores do que o esperado.

O banco de investimentos disse em um relatório publicado no domingo (6) que as novas tarifas anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, reduziriam o crescimento do PIB chinês em pelo menos 0,7 ponto percentual este ano.

“Antes das tarifas, o crescimento estava acima de nossas previsões, e estávamos contemplando uma revisão para cima de nossas expectativas do PIB de 2025″, disse o relatório.

O Goldman apontou para um comentário no jornal estatal chinês People’s Daily, no domingo, que sugeriu ações de política monetária e listou medidas que a China poderia tomar.

“Com base na situação em evolução, há amplo espaço para ajustes em ferramentas de política monetária, como cortes na taxa de depósito compulsório e reduções nas taxas de juros, que podem ser introduzidas a qualquer momento”, disse o jornal.

O People’s Daily também apontou para uma possível expansão adicional de déficits fiscais, títulos especiais e títulos especiais do tesouro.

A China tomará “medidas extraordinárias” para impulsionar o consumo doméstico, acelerar a implementação de políticas estabelecidas e introduzir um lote de políticas de reserva, disse.

O Goldman disse em um relatório separado, também divulgado no domingo, que manteve sua previsão de crescimento do PIB de 2025 para a China em 4,5% devido a dados melhores do que o esperado do primeiro trimestre e maiores expectativas de flexibilização da política, mas reduziu sua previsão de crescimento dos lucros para o ano de 9% para 7%.

Trump introduziu uma tarifa adicional de 34% sobre produtos chineses como parte de impostos elevados à maioria dos parceiros comerciais dos EUA, elevando os impostos totais sobre a China neste ano para 54%. A China retaliou com uma série de contramedidas.

O banco de investimento também rebaixou Taiwan para underweight em suas alocações de mercado asiático, citando alta exposição às exportações dos EUA e sensibilidade do mercado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas devem reduzir o crescimento do PIB chinês em 0,7, diz Goldman Sachs no site CNN Brasil.

EUA: Menina de 10 anos é sequestrada por homem que conheceu em jogo online

Um homem foi preso na Califórnia após sequestrar uma menina de 10 anos que conheceu por meio de plataformas de jogos online. Segundo as...

Senador dos EUA se encontra com homem deportado por engano em El Salvador

O senador democrata dos Estados Unidos Chris Van Hollen disse que se encontrou nesta quinta-feira (17) com Kilmar Armando Abrego Garcia, o homem de...

Em briga com Fed, Trump caminha para abalar força do dólar, diz professor

Vinícius Rodrigues Vieira, professor de Economia da FAAP e RI da FGV, vê uma contradição no discurso “Make America Great Again” do presidente Donald...