Coreia do Sul deve realizar eleições presidenciais em junho, diz agência

O gabinete da Coreia do Sul deve definir a data de 3 de junho para uma eleição presidencial, após a destituição de Yoon Suk Yeol na semana passada por sua breve declaração de lei marcial, informou a Yonhap News nesta segunda-feira (7).

Embora não seja exigido por lei, o gabinete tomará a decisão em uma reunião na terça-feira (8), pois precisa aprovar um feriado para o pleito, afirmou a agência citando um funcionário do governo não identificado.

Yoon foi removido pelo Tribunal Constitucional sob a alegação de ter violado seu dever oficial ao emitir o decreto de lei marcial em 3 de dezembro e mobilizar tropas para interromper os procedimentos parlamentares.

A lei sul-coreana exige uma nova eleição presidencial dentro de 60 dias se o titular morrer ou for removido do cargo.

Um funcionário da Comissão Eleitoral Nacional afirmou que a data mencionada em reportagens da mídia não era definitiva e não se tornaria oficial até ser declarada pelo presidente em exercício, o primeiro-ministro Han Duck-soo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coreia do Sul deve realizar eleições presidenciais em junho, diz agência no site CNN Brasil.

Governo cancela Carnaval popular e prioriza socorro às vítimas da cheia

O Governador do Acre cancelou de Carnaval que tradicionalmente ocorre na Gameleira, em Rio Branco, dado o cenário de emergência climática. A prioridade máxima em...

Deputado Gilberto Lira bate SW4 a 140 km/h na traseira de trator, na BR 364

O deputado estadual Gilberto Lira saiu ileso de um grave acidente, na BR 364, no início da noite desta quinta-feira, após deixar Sena Madureira...

Tragédia no trânsito: Motociclista morre após bater em meio fio na Amadeo Barbosa

Um grave acidente de trânsito na madrugada desta sexta-feira, 23, em Rio Branco, matou o pintor Paulo Henrique Soares Paiva, de 21 anos. O...