Burnout dá sinais precoces. Saiba quais são os sintomas da condição

A exaustão profissional, classificada como burnout, não surge de um dia para o outro: podem ocorrer alguns indicativos que, muitas vezes, não são percebidos, antes de atingir um nível crítico.

A doença dá sinais que podem ser confundidos com cansaço comum ou estresse passageiro. Por isso, acima de tudo, é preciso identificar esses indícios precocemente para evitar impactos graves na saúde mental e no desempenho profissional!

Os sintomas do burnout

De acordo com a psicóloga Denise Milk, especialista em saúde mental no ambiente corporativo, a síndrome de burnout se manifesta gradualmente, com sintomas que muitas vezes são ignorados. “Sem dúvida, as pessoas costumam associar o burnout a uma crise intensa de ansiedade ou a um colapso emocional. No entanto, ele começa com sinais sutis, como dificuldade de concentração, irritabilidade e sensação de esgotamento constante”, explica.

A psicóloga destaca que a atenção a pequenas mudanças no comportamento certamente pode ser determinante para evitar um quadro mais grave. “Por exemplo, o primeiro sintoma que geralmente aparece é a fadiga persistente. Ou seja, a pessoa se sente cansada mesmo após um período de descanso. Esse desgaste físico e mental pode, sobretudo, afetar diretamente a produtividade e a motivação”, pontua Denise.

Outros sinais incluem mudanças bruscas de humor, sensação de incapacidade, insônia e sintomas físicos frequentes, como dores musculares e enxaquecas. “O corpo e a mente dão sinais o tempo todo, mas muitas vezes escolhemos ignorá-los. O problema é que, sem a devida atenção, o quadro evolui e pode, sem dúvida, levar a afastamentos prolongados e até a transtornos psicológicos mais severos, como depressão e crises de pânico”, alerta.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Mari Gonzalez desabafa sobre superar fim de relacionamento: “Não é fácil”

A influenciadora Mari Gonzalez, 31, abriu o coração em suas redes sociais após uma seguidora perguntar em sua tradicional caixinha de perguntas sobre como...

US$ 100 bi: entenda a articulação do Brics para ampliar o “FMI alternativo”

Segundo a apuração do diretor da CNN Brasil em Brasília, Daniel Rittner, os países do Brics estão discutindo a ampliação do mecanismo de reserva...

Ninguém quer assumir lugar dos Estados Unidos, diz Dilma Rousseff

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, disse neste sábado (5) que o mercado internacional está se diversificando e que mais...