CBF afasta árbitros de Inter x Cruzeiro e Sport x Palmeiras após erros

Após mais um final de semana polêmico na arbitragem do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que irá afastas as equipes que trabalharam no campo e no VAR nas partidas Internacional 3 x 0 Cruzeiro e Sport 1 x 2 Palmeiras. Em nota, a entidade informou que tomou a decisão após um parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) apontar “equívocos” cometidos pelos juízes envolvidos nestas partidas.

“Infelizmente, existem momentos de instruir, coibir e também de afastar. Neste momento, a Comissão de Arbitragem afasta para instrução as equipes das partidas em que, na visão do CCEI, houve equívocos. O afastamento não é simplesmente uma punição vazia, é para que possamos cuidar dos árbitros, instruí-los e que, na sequência, não haja mais equívocos nesse sentido, colocando o VAR e o árbitro de campo em sintonia”, disse o chefe da Comissão de Arbitragem da CBF em nota.

Veja as fotos

Flaco Lopez fez um dos gols da vitória do Palmeiras / Reprodução
Flaco Lopez fez um dos gols da vitória do Palmeiras / Reprodução
Reprodução/CazéTV
Reprodução/CazéTV
Reprodução/CazéTV
Reprodução/CazéTV
1200x900 2025 04 07T121311.606
Reprodução/AmozonPrimeVideo
Reprodução/AmozonPrimeVideo

Entenda quais lances motivaram os afastamentos

Em Internacional x Cruzeiro, aos 20 minutos do primeiro tempo, enquanto a partida ainda estava 0 a 0, o zagueiro Jonathan Jesus, da equipe mineira, foi expulso pelo juiz após Wesley cair frente a frente com o goleiro. O juiz Marcelo de Lima Henrique interpretou que o zagueiro derrubou o atacante colorado, o que configuraria falta, e consequentemente, por ser o último homem de defesa, o cartão vermelho.

A juíza Daiane Muniz, que comandava o VAR, concordou com a análise feita por Lima Henrique e não solicitou a análise de vídeo. No entanto, pelas imagens é possível ver que Jonathan Jesus sequer chega a tocar em Wesley, que se atrapalhou e caiu sozinho no lance ao ver a marcação. O lance foi determinante para o resultado, uma vez que, em menor número, o Cruzeiro passou a ser dominado em campo e tomou três gols, dois ainda no primeiro tempo.

Em Sport x Palmeiras, a equipe pernambucana reclama dos dois pênaltis que deram os gols do time paulista. O mais polêmico foi o segundo, quando Raphael Veiga cai dentro da área nos minutos finais. O árbitro Bruno Arleu de Araújo interpretou que o jogador do Palmeiras foi tocado pelo lateral Matheus Alexandre, do Sport, dentro da área, originando o pênalti.

O fato foi confirmado pelo árbitro que comandava o VAR, Rodrigo Nunes de Sá. No entanto, é possível ver nas imagens que o lateral da equipe pernambucana não encosta em Raphael Veiga, que arrasta o pé no chão e se joga.

As seguintes equipes atuaram nos dois jogos: 

Internacional 3 x 0 Cruzeiro 

  • Juiz: Marcelo de Lima Henrique (CE)
  • Assistentes nº 1 e nº 2: Nailton Júnior de Sousa e Renan Aguiar da Costa (CE)
  • Quarto árbitro: Luciano da Silva Miranda (CE)
  • VAR: Daiane Muniz
  • AVAR: Amanda Matias

Sport 1 x 2 Palmeiras

  • Juiz: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
  • Assistentes nº 1 e nº 2: Rodrigo Figueiredo Henrique (RJ) e Thiago Henrique Neto (RJ)
  • Quarto árbitro: Afro Rocha de Carvalho (PB)
  • VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
  • AVAR: Diogo Carvalho Silva (RJ)

 



Fonte: Portal LEODIAS

Fraticidio: a inevitável condenação da mulher que matou o irmão com 30 facadas

Acusada de matar o próprio irmão com pelo menos 30 golpes de faca, Camila Arruda Braz teve a audiência de instrução e julgamento marcada...

Justiça condena homem que manteve mulher refém em quarto de hotel, em Rio Branco

Justiça condena homem que manteve mulher refém em quarto de hotel Mais de três anos depois do crime, Josimar Boone foi condenado por cárcere privado...

Cadillac na Fórmula 1: McLaren vê valor agregado e não teme concorrência

A estreia da Cadillac como 11ª equipe da Fórmula 1 em 2026 trará benefícios financeiros e maior engajamento dos fãs, sem comprometer os recursos...