Haddad: meta fiscal para 2026 não será alterada na LDO do próximo ano

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou, nesta quinta-feira (10/4), que a meta fiscal de 2026 não será alterada no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que deve ser enviado ao Congresso Nacional em 15 de abril.

Dessa forma, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuará propondo uma meta fiscal de superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB), que será analisada pelos parlamentares.

Para este ano, a meta fiscal é de déficit zero, ou seja, buscar o equilíbrio das contas públicas. De acordo com o PLDO de 2025, as projeções até 2028 são de superávit. São elas:

  • 2026: superávit de 0,25% do PIB
  • 2027: superávit de 0,50% do PIB
  • 2028: superávit de 1% do PIB

Haddad também afirmou que não haverá edição extemporânea do relatório bimestral de receitas e despesas. Isso ocorre porque, como o Orçamento Federal não foi sancionado, a publicação do primeiro relatório, em março, era facultativa.

A sanção do Orçamento está prevista para esta sexta-feira (11/4).

O ministro disse que eventuais bloqueios e contingenciamentos na peça orçamentária podem sair no segundo relatório bimestral, que deve sair em maio. “Com o Orçamento aprovado, sai o relatório do segundo bimestre e vamos tomar as medidas necessárias”.



Fonte: Metrópoles

UFC Vegas 108 é recheado de brasileiros; card e onde assistir ao evento

O sul-coreano Hyun Sung Park e o japonês Tatsuro Taira, do peso-mosca (até 56,7kg.), se enfrentarão na luta principal deste sábado (2), no Ultimate...

Novo estudo aponta origem do Santo Sudário, que teria envolvido Jesus

Por séculos, cristãos prestaram homenagens ao sagrado Sudário de Turim, localizado na cidade de Turim, na Itália, e que teria sido colocado sobre o...

Conversas pessoais de usuários com o ChatGPT vazam na internet por engano

Conversas privadas entre usuários e o ChatGPT, incluindo relatos pessoais e sensíveis, foram acidentalmente indexadas por mecanismos de busca como o Google. O caso foi...