Haddad: meta fiscal para 2026 não será alterada na LDO do próximo ano

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou, nesta quinta-feira (10/4), que a meta fiscal de 2026 não será alterada no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), que deve ser enviado ao Congresso Nacional em 15 de abril.

Dessa forma, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continuará propondo uma meta fiscal de superávit de 0,25% do Produto Interno Bruto (PIB), que será analisada pelos parlamentares.

Para este ano, a meta fiscal é de déficit zero, ou seja, buscar o equilíbrio das contas públicas. De acordo com o PLDO de 2025, as projeções até 2028 são de superávit. São elas:

  • 2026: superávit de 0,25% do PIB
  • 2027: superávit de 0,50% do PIB
  • 2028: superávit de 1% do PIB

Haddad também afirmou que não haverá edição extemporânea do relatório bimestral de receitas e despesas. Isso ocorre porque, como o Orçamento Federal não foi sancionado, a publicação do primeiro relatório, em março, era facultativa.

A sanção do Orçamento está prevista para esta sexta-feira (11/4).

O ministro disse que eventuais bloqueios e contingenciamentos na peça orçamentária podem sair no segundo relatório bimestral, que deve sair em maio. “Com o Orçamento aprovado, sai o relatório do segundo bimestre e vamos tomar as medidas necessárias”.



Fonte: Metrópoles

Grizzlies ofuscam brilho de Davis, vencem Mavs e vão aos playoffs da NBA

Está definido o último classificado aos playoffs da NBA. O Memphis Grizzlies confirmou o favoritismo, ofuscou grande apresentação de Anthony Davis e despachou o...

Putin anuncia cessar-fogo temporário na Ucrânia durante Páscoa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado (19) um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa com a Ucrânia. Segundo o governo russo,...

PM de folga reage a assalto e mata dois suspeitos no Rio de Janeiro

Dois suspeitos foram mortos por um policial militar de folga durante uma tentativa de assalto na Rua Ventura, no bairro de Xerém, em Duque...