Quais são vilões da inflação de março? Confira preços que mais subiram

Os alimentos “vilões” da inflação, que registraram as maiores elevações de preços na passagem de fevereiro a março, são o tomate, ovo de galinha e café moído. Apenas o grupo de Alimentação e bebidas corresponde a 45% da inflação geral.


O que é IPCA

  • Refletindo o custo de vida e o poder de compra do cidadão brasileiro, o IPCA é calculado desde 1979 pelo IBGE.
  • O IPCA é considerado o termômetro oficial da inflação e é usado pelo Banco Central para ajustar a taxa básica de juros, a Selic.
  • Ele mede a variação mensal dos preços na cesta de vários produtos e serviços, comparando-os com o mês anterior. A diferença entre os dois itens da equação representa a inflação do mês observado.
  • O IPCA tem por meta pesquisar dados nas cidades, de forma a englobar 90% das pessoas que vivem em áreas urbanas no país.
  • O índice pesquisa preços de categorias como transporte, alimentação e bebidas, habitação, saúde e cuidados pessoais, despesas pessoais, educação, comunicação, vestuário, artigos de residência, entre outros.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o termômetro da inflação, mostrou que os preços de bens e serviços do país subiram 0,56% em março — o maior IPCA para o mês desde 2023, quando houve aumento de 0,71%.

O Brasil tem inflação acumulada de 5,48% — ainda acima do teto da meta para este ano, que é de 4,50%. No ano, o IPCA acumula alta de 2,04%. Em março de 2024, a variação havia sido de 0,16%.

Alimentação pressiona inflação

O grupo Alimentação e bebidas avançou pelo sétimo mês consecutivo, com preços subindo 1,17%. A alimentação no domicílio (ou seja, o preço dos produtos nos mercados) cresceu 1,31%, o que mostra uma certa aceleração na comparação com janeiro (0,79%).

  • As altas foram nos preços do tomate (22,55%), do ovo de galinha (13,13%) e do café moído (8,14%).
  • Enquanto as quedas ocorreram nos preços do óleo de soja (1,99%), do arroz (1,81%) e das carnes (1,60%).

O gerente da pesquisa, Fernando Gonçalves, explica que o calor dos meses de verão provocou a antecipação da colheita do tomate. No caso dos ovos, o aumento no custo de produção e o período da quaresma impulsionaram os preços.

A alimentação fora do domicílio também avançou em março, com preços indo a 0,77%. Os subitens refeição (0,86%) e cafezinho (3,48%) subiram em relação a fevereiro. Por outro lado, o lanche (0,62%) desacelerou, mas seguiu apresentando alta.



Fonte: Metrópoles

Grizzlies ofuscam brilho de Davis, vencem Mavs e vão aos playoffs da NBA

Está definido o último classificado aos playoffs da NBA. O Memphis Grizzlies confirmou o favoritismo, ofuscou grande apresentação de Anthony Davis e despachou o...

Putin anuncia cessar-fogo temporário na Ucrânia durante Páscoa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado (19) um cessar-fogo temporário durante o feriado de Páscoa com a Ucrânia. Segundo o governo russo,...

PM de folga reage a assalto e mata dois suspeitos no Rio de Janeiro

Dois suspeitos foram mortos por um policial militar de folga durante uma tentativa de assalto na Rua Ventura, no bairro de Xerém, em Duque...