Tarifa estimada de Trump é erro grosseiro, afirma Roberto Dumas

O economista Roberto Dumas, professor de economia chinesa do Insper, fez duras críticas ao método de cálculo utilizado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para estimar tarifas comerciais. Em entrevista à CNN, Dumas classificou a abordagem de Trump como um “erro grosseiro”.

Segundo o economista, Trump cometeu um equívoco ao determinar as tarifas estimadas para cada país. “Ele pegou o déficit comercial que ele tem com o país e dividiu pela exportação. Por exemplo, ele pegou o que o Vietnã faz com os Estados Unidos, e falou: ‘essa é a tarifa estimada’”, explicou Dumas.

O professor do Insper enfatizou que esse não é o método correto para calcular tarifas estimadas. “Não é assim que se calcula a tarifa estimada. Ele calculou quanto você tem de déficit, mas daí a chegar e falar que isso é uma tarifa estimada, é um erro grosseiro”, afirmou.

China contra-ataca com tarifas elevadas

Dumas também destacou que a China está retaliando as medidas dos Estados Unidos e alertou que as ações de Trump podem ter consequências imprevistas.

Ele mencionou que alguns países estão vendendo títulos públicos americanos, o que pode levar a um aumento nas taxas de juros nos EUA. “Se Trump está pensando que vai conseguir ter um equilíbrio fiscal e maior poupança, com maior retorno do título, ele está redondamente enganado”, advertiu Dumas.

Essa situação, segundo o professor, pode “estourar na cara de Trump”, pois taxas de juros mais altas significam um custo maior para o governo americano carregar seu déficit fiscal e dívida pública. Dumas concluiu que esta é “uma forma de retaliar sem usar a tarifa”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifa estimada de Trump é erro grosseiro, afirma Roberto Dumas no site CNN Brasil.

Filme de “Geni e o Zepelim” é acusado de transfobia e diretora se pronuncia

A diretora Anna Muylaert se pronunciou em suas redes sociais após receber críticas pela escalação da atriz Thainá Duarte, uma mulher cis, para viver...

Quadrilha é presa após tentativa de assalto em Santo André

Uma quadrilha foi presa durante o assalto a uma casa em Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo. Um dos envolvidos foi baleado...

Novo pede explicações do Itamaraty após Moraes negar pedido da Espanha

Os deputados do Novo apresentaram, nesta quarta-feira (16), um requerimento direcionado ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pedindo explicações sobre a decisão do...