Bessent diz que tarifas sobre China “não são sustentáveis” a longo prazo

As medidas adotadas pelos Estados Unidos contra a China estão “longe de ser brincadeira”, afirmou o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent. Segundo ele, a China representa o “maior concorrente econômico” e o “maior rival militar” dos EUA, e as tarifas “elevadas” são um reflexo da intensidade dessa competição. No entanto, Bessent também destacou que “ninguém quer que essas tarifas permaneçam” por muito tempo, já que não são consideradas “sustentáveis” a longo prazo.

“Não é necessário haver descolamento em relação à China, mas isso pode acontecer”, reforçou. O secretário também esclareceu que as conversas agendadas com a Espanha para esta semana não terão como foco as tarifas, ao contrário das discussões com o Japão, que se concentram em ajustes comerciais.

Em relação ao mercado global, o dólar segue como o principal ativo de segurança, diz ele. Em entrevista à Bloomberg, Bessent demonstrou confiança na moeda americana, afirmando que “não tem preocupações quanto ao dólar”. Ele ainda mencionou que o Tesouro possui “uma grande caixa de ferramentas” para lidar com flutuações nos mercados, mas ressaltou que ainda está “muito longe” de precisar acionar planos de contingência para a economia.

Bessent também abordou questões relativas ao Federal Reserve (Fed), especialmente o processo de sucessão do atual presidente da instituição, Jerome Powell. Ele revelou que, dentro de seis meses, o Tesouro começará a “entrevistar substitutos” para Powell, destacando que “Trump e eu conversamos sobre o futuro presidente do Fed a todo momento”.

Além disso, Bessent elogiou o presidente argentino, Javier Milei, ressaltando que ele está “trazendo a Argentina de volta do ‘precipício’ em que estava”. Segundo o secretário americano, a economia argentina tem potencial para melhorar substancialmente, permitindo que o país “quite o swap com a China, se conseguir reconstruir suas reservas”.

As declarações ocorreram após uma reunião entre Bessent e Milei, em Buenos Aires.

Tarifas “recíprocas” de Trump não são o que parecem; entenda

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bessent diz que tarifas sobre China “não são sustentáveis” a longo prazo no site CNN Brasil.

Pistoleiros executam indígena em MS com tiro na cabeça

Cerca de 20 homens armados atacaram, neste domingo (16), um grupo de indígenas na TI (Terra Indígena) Iguatemipeguá, na cidade de Iguatemi (MS), pelo...

Comunista e ultradireitista lideram no Chile com 40% das urnas apuradas

Os candidatos Janette Jara, da coalizão de esquerda, e Jose Antônio Kast, do partido de ultra-direita, lideram as eleições presidenciais no Chile com 40%...

Enem 2025: veja quando sai gabarito oficial do 2º dia de prova

O ministro da Educação, Camilo Santana, divulgou neste domingo (16) a data do gabarito oficial da segunda prova do Enem (Exame Nacional do Ensino...