Na luta contra cassação, Glauber Braga segue greve de fome e apresenta sinais de fraqueza

Após mais de 100 horas cumprindo greve de fome, o deputado do PSOL, Glauber Braga (RJ), que está dormindo no Plenário 5  da Câmara dos Deputados, recebeu visita da ministra dos Direitos Humanos Macaé Evaristo e começou a apresentar os primeiros sinais de fraqueza, de acordo com assessoria. No local desde a última quarta-feira (9/4), Glauber Braga luta contra sua cassação, que foi aprovada pelo Conselho de Ética da casa legislativa.

Veja as fotos

Reprodução/Agência Brasil
Glauber Braga segue greve de fome e luta contra cassaçãoReprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil
Glauber Braga segue greve de fome e luta contra cassaçãoReprodução/Agência Brasil
Reprodução
Glauber BragaReprodução
Reprodução
Glauber BragaReprodução
Reprodução
Glauber BragaReprodução
Reprodução
Glauber BragaReprodução

O pedido de cassação foi feito depois que o parlamentar agrediu Gabriel Costenaro, um militante aliado ao Movimento Brasil Livre (MBL) que ofendeu a mãe do deputado, e que na época estava doente. Na ocasião o parlamentar expulsou o homem da Câmara dos Deputados com chutes, o que foi qualificado como quebra de decoro parlamentar.

Uma equipe médica acompanha o deputado de perto e realizou uma nova bateria de exames nesta segunda-feira (14/4). Em nota a assessoria informa: “De acordo com as recomendações médicas, Glauber está ingerindo isotônico e soro, além de água. A preocupação com as condições de saúde do parlamentar aumenta a cada hora, visto que Glauber já começou a apresentar sinais de fraqueza. A fim de evitar cansaço, as visitas estão mais restritas”.

Sobre a visita da ministra, Glauber afirma que o apoio e a solidariedade são importantes neste momento. “Foi uma conversa amena e de pura solidariedade. O apoio de figuras públicas, de políticos e da militância é o que nos dá esperança em tentar reverter esse processo de cassação”. O político não se comunica diretamente com a imprensa, todos os contatos são intermediados pela assessoria.

A decisão final pela cassação do deputado deve ser votada no plenário da Câmara, mas não tem data prevista para acontecer mesmo sob a pressão da greve de fome. Caso aprovada, o caso de Glauber Braga será inédito no Brasil, já que, até o momento, nenhum parlamentar teve seu mandato cassado pro agressão.

Sâmia Bomfim, esposa de Glauber Braga e também deputada pelo PSOL (RJ), vem compartilhando a luta do marido nas redes sociais e vêm levantando apoio para a campanha “Glauber fica” nas redes sociais e em protestos no Congresso Nacional. Além de aliados do PSOL alguns artistas também me posicionaram em defesa de Braga, como o cantor Chico Buarque e as atrizes Cláudia Abreu, Julia Lemmertz e Elizabeth Savala.



Fonte: Portal LEODIAS

Fogo em barco deixa mais de 140 mortos na República Democrática do Congo

Pelo menos 148 pessoas foram encontradas mortas na República Democrática do Congo depois que um barco motorizado de madeira pegou fogo e virou, informou...

Juliette, Anitta, Sandy e The Weeknd: veja lançamentos musicais da semana

O mundo da música se encheu de novos álbuns, colaborações e singles de grandes nomes da indústria nesta semana. Artistas internacionais, como The Weeknd e...

Rússia condena jovem a quase três anos de prisão por protesto antiguerra

Um tribunal de São Petersburgo condenou uma jovem de 19 anos a quase três anos em colônia penal após ela ser acusada de repetidamente...