Lula participa de comemoração do Dia do Exército nesta quarta-feira (16)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta quarta-feira (16), da solenidade em comemoração ao Dia do Exército e do jubileu de 80 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira. O evento, em frente ao Quartel-General em Brasília, contará com entrega de medalhas e desfile militar.

Desde que assumiu o terceiro mandato, Lula tem comparecido ao ato num gesto de aproximação dos militares. E desta vez, com uma boa notícia: recentemente o governo anunciou reajuste de 9% no soldo — a base salarial — dos integrantes das Forças Armadas.

Outro fato que tem sido bem-visto pelos militares é o andamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Previsibilidade no Congresso. A proposta prevê o aumento gradativo dos investimentos em Defesa Nacional até o mínimo do equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Hoje esse percentual é de 1,2%. Considerado baixo, segundo parâmetros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O relator escolhido para tocar a PEC na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado é o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Por outro lado, ainda há temas que geram controvérsias na caserna. É o caso do projeto de lei que aumenta a idade mínima para aposentadoria de militares das Forças Armadas.

A proposta estabelece que o militar precisará ter pelo menos 55 anos para se aposentar. Enquanto o projeto não é aprovado, o militar não tem idade mínima para ir à reserva. Ele se aposenta com o soldo integral se tiver servido por 35 anos.

Apesar da mudança, haverá uma regra de transição. “A idade para transferência dos militares das Forças Armadas à reserva remunerada, a pedido, será de, no mínimo, 55 anos a partir de 1º de janeiro de 2032”, diz o projeto.

Dia do Exército

O Dia do Exército é celebrado em 19 de abril e faz alusão à 1ª Batalha dos Guararapes, em Pernambuco, em 1648, quando habitantes locais de várias etnias se juntaram no esforço para combater invasores estrangeiros.

A vitória naquele conflito foi um marco de união em nome de uma causa maior, com brasileiros fardados e em armas lutando contra um inimigo em comum.

“Comemorar os feitos de Patriarcas como André Vidal de Negreiros, Filipe Camarão e Henrique Dias, heróis de Guararapes, é preservar a memória, culto às tradições que o espectador poderá acompanhar em nossas mídias”, diz o Exército no material publicitário do evento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula participa de comemoração do Dia do Exército nesta quarta-feira (16) no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Tenda encharcada ou prédio em ruínas: moradores de Gaza enfrentam o inverno

Os palestinos em Gaza enfrentam uma escolha impossível neste inverno. Com mais de 400 mil casas destruídas na guerra, os moradores de Gaza estão sendo...

Com dois gols de Neres, Napoli vence Bologna e leva Supercopa da Itália

O Napoli conquistou a Supercopa da Itália com uma vitória por 2 a 0 sobre o Bologna, com dois gols do brasileiro, ex-São Paulo. A...

RJ entrega ao STF plano para reocupar áreas controladas por criminosos

O Governo do Estado do Rio de Janeiro enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (22), o Plano Estratégico de Reocupação Territorial, elaborado...