Glauber Braga completa uma semana em greve de fome contra cassação

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) completa, nesta quarta-feira (16), uma semana desde o anúncio de greve de fome em protesto contra o processo de cassação do seu mandato.

Além de alegar ingerir apenas soro, isotônico e água, o parlamentar está dormindo no plenário onde ocorrem as sessões do Conselho de Ética da Câmara. Glauber tem sido acompanhado por uma equipe médica e realizado exames de sangue diariamente.

Segundo a assessoria do deputado, ele já perdeu 4,6 quilos. Além disso, a equipe de Glauber informa que as condições de saúde do parlamentar estão “a cada dia mais debilitadas”.

Nos últimos dias, Glauber recebeu o apoio de ministros do governo Lula, parlamentares da base governistas, sindicalistas e movimentos sociais. Além disso, músicos promoveram uma roda de samba na área externa da Câmara em solidariedade ao deputado na última segunda-feira (14).

Protesto

O deputado protesta contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados de aprovar um parecer que pede a cassação de seu mandato.

Glauber é acusado de empurrar e expulsar um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) do Congresso Nacional durante uma confusão em 2024. Na ocasião, o parlamentar chegou a chutar o homem.

Conforme as regras internas, Glauber tem até o dia 22 de abril para apresentar um recurso na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) contra a decisão do Conselho. Parlamentares do PSOL articulam uma solução para que o caso não chegue ao plenário da Casa. A liderança do PT também tem atuado para dialogar com demais líderes.

Uma das alternativas é reverter o processo na CCJ por meio da aprovação do recurso que será apresentado pela defesa de Glauber.

Outra estratégia, caso a CCJ rejeite o recurso, é trabalhar para que o processo não seja pautado no plenário da Câmara. A representação precisa receber ao menos 257 votos para que a cassação seja aprovada.

A bancada do PSOL avalia a aprovação do processo no Conselho de Ética como fruto de uma “articulação prejudicial ao processo democrático”. Os deputados afirmam que o resultado é uma retaliação ao partido pelas denúncias feitas contra o orçamento secreto junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Glauber Braga completa uma semana em greve de fome contra cassação no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Rúben Neves viaja 4.100 km após jogo com Fluminense para funeral de Diogo Jota

Logo após a eliminação do Al-Hilal na Copa do Mundo de Clubes, onde perdeu para o Fluminense, o meio-campista Rúben Neves partiu diretamente para...

Gil do Vigor e Diego Hypolito se encontram no Arraiá da Pocah

Na noite da última sexta-feira, 4 de julho, aconteceu o Arraiá da Pocah, show especial que a cantora organizou para esta época do ano,...

Ana Castela rebate rumores sobre fim de carreira: “Preciso rever quem tá do meu lado”

A cantora Ana Castela rebateu neste sábado (5/7) os rumores de que estaria esperando alguns contratos terminarem para encerrar com a carreira de cantora....