Bruno Henrique pode ser banido ou preso por até seis anos, explica advogado

O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi indiciado pela Polícia Federal por fraude em competição esportiva na última segunda-feira (14). Outras nove pessoas, incluindo parentes do jogador, também foram indiciadas pelo mesmo motivo.

De acordo com as investigações, o atleta teria forçado um cartão amarelo durante uma partida contra o Santos, realizada em novembro de 2023, com o objetivo de beneficiar apostadores.

Segundo o advogado especialista em Direito Desportivo, Andrei Kampff, Bruno Henrique poderá sofrer “duras punições” caso seu envolvimento no esquema seja comprovado. O jurista explica que dois processos devem tramitar de forma paralela e independente: um na Justiça Comum e outro na Justiça Desportiva.

Na esfera criminal, o jogador foi indiciado com base no Art. 200 da Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), que trata da fraude esportiva: “Fraudar, por qualquer meio, ou contribuir para que se fraude, de qualquer forma, o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado.” A pena prevê reclusão de dois a seis anos, além de multa.

Além disso, o atacante também poderá responder por estelionato (Art. 171 do Código Penal) e por organização criminosa (Art. 2º da Lei nº 12.850/2013), a depender do entendimento da promotoria.

Na esfera esportiva, o caso será analisado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). De acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a pena pode chegar a dois anos de suspensão. Em caso de reincidência, o atleta pode ser banido por tempo indeterminado.

Kampff ressalta que, em ambos os processos, estão garantidos o direito à ampla defesa e à presunção de inocência. “É preciso haver prova clara, concreta, cabal e definitiva para que qualquer condenação ocorra”, destacou.

Para o advogado, a manipulação de resultados compromete diretamente a essência do esporte. “Ela fere a integridade esportiva, que é o que garante a imprevisibilidade, a emoção do jogo, a alma do esporte”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Bruno Henrique pode ser banido ou preso por até seis anos, explica advogado no site CNN Brasil.

Neurônios conseguem mudar de um tipo para outro, afirma estudo inovador

Uma pesquisa recente divulgada pelo grupo interdisciplinar Braingeneers, da UC Santa Cruz e da UC San Francisco nos Estados Unidos, desafia o paradigma tradicional...

Sem Calleri, São Paulo perde referências e acende alerta sobre elenco

O São Paulo perdeu praticamente todas as referências do elenco por problemas físicos. O último foi o atacante Jonathan Calleri, que rompeu ligamento do...

Guerra comercial ameaça sobrevivência de comerciantes asiáticos nos EUA

Em Flushing, Queens, produtos frescos, molhos de soja e snacks com sabor de algas marinhas alinham-se nas prateleiras do Supermercado Chang Jiang. O Chang Jiang...