Fogo em barco deixa mais de 140 mortos na República Democrática do Congo

Pelo menos 148 pessoas foram encontradas mortas na República Democrática do Congo depois que um barco motorizado de madeira pegou fogo e virou, informou a mídia citando autoridades do país nesta sexta-feira (18).

O barco estava transportando cerca de 500 passageiros, incluindo mulheres e crianças, quando virou na terça-feira (15) no rio Congo, localizado na região noroeste do país, de acordo com as reportagens.

Acidentes de barco são comuns na RD Congo, onde embarcações antigas de madeira são o principal meio de transporte entre os vilarejos e, com frequência, são carregadas muito além de sua capacidade.

As autoridades estimam que centenas de pessoas ainda estejam desaparecidas.

O barco, chamado HB Kongolo, pegou fogo perto da cidade de Mbandaka, depois de deixar o porto de Matankumu em direção ao território de Bolomba.

Cerca de 100 sobreviventes foram levados para um abrigo improvisado na prefeitura, enquanto os que sofreram queimaduras foram levados para hospitais locais, informou a Sky News.

A tragédia ocorreu quando um incêndio começou no momento em que uma mulher estava cozinhando a bordo da embarcação, disse Compétent Loyoko, o comissário fluvial, à Associated Press.

Vários passageiros, incluindo mulheres e crianças, morreram depois de pular na água sem saber nadar, acrescentou a reportagem.

Em 2024, pelo menos 78 pessoas se afogaram quando um barco com 278 passageiros virou no Lago Kivu, no leste do Congo. Em um incidente separado, pelo menos 22 pessoas morreram depois que um barco fluvial afundou em dezembro no oeste do Congo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fogo em barco deixa mais de 140 mortos na República Democrática do Congo no site CNN Brasil.

Tarifaço de Trump impulsiona governo Lula, afirma Antonio Lavareda

As tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil, alteraram significativamente o quadro político e impulsionaram a aprovação do presidente...

Estados atingidos pelo tarifaço temem impacto social da guerra comercial

Alguns dos estados brasileiros mais afetados pelo tarifaço – por terem nos Estados Unidos seu principal parceiro de negócios – avaliam que a guerra...

Dia do Estudante: entenda papel de Dom Pedro I na criação da data

Nesta segunda-feira (11), celebra-se no Brasil o Dia do Estudante. Apesar do que a data sugere, sua origem não tem a ver necessariamente com...