O mesatenista brasileiro Hugo Calderano conquistou, na manhã deste domingo (20), o primeiro Mundial de Tênis da carreira. Com a vitória pessoal, ele alcançou dois feitos inéditos: não só é o primeiro brasileiro a conseguir esse título, como também é o primeiro atleta das Américas a vencer na modalidade – até então, apenas atletas europeus e asiáticos haviam conseguido ganhar a competição.
Com 28 anos de idade, Hugo nasceu no Rio de Janeiro em 1996 e começou a praticar tênis com oito anos, por influência do pai, que estimulava a criança desde os dois anos de vida. Dos 10 aos 12 anos, além desse esporte, Hugo participou regularmente de competições de vôlei e atletismo, tendo se destacado nas três modalidades. Foi titular da seleção estadual de vôlei e campeão estadual pré-mirim de salto em distância.
Aos 14 anos, Hugo escolheu o próprio caminho e se mudou para São Caetano do Sul para treinar com os integrantes da seleção brasileira de tênis de mesa. Em 2013, foi o mais jovem mesatenista a vencer uma etapa do Circuito mundial da ITTF e o primeiro a vencer no mesmo ano etapas do Circuito Mundial Juvenil e Adulto.
Leia a matéria completa no site Correio 24h, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Metrópoles