Em setembro de 2024, Memphis Depay foi oficialmente apresentado à torcida do Corinthians na Neo Química Arena, em São Paulo. Diante de 45.509 torcedores, o atacante holandês foi recebido com um espetáculo de luzes e fogos de artifício no estádio.
Desde então, Depay construiu uma forte identificação com a Fiel torcida. Dentro de campo, rapidamente se tornou uma das principais referências técnicas do elenco. Em entrevista ao CNN Esportes S/A, Fabinho Soldado, diretor executivo do Corinthians, revelou detalhes do processo que trouxe o astro holandês ao futebol brasileiro.
“Ele queria viver nesse país. Sentir o calor do torcedor, do povo brasileiro. Já chegou entendendo onde estava, com uma noção muito clara do contexto em que estaria inserido. É só alegria, ele está evoluindo a cada dia”, contou o dirigente.
“A contratação dele envolveu todos os departamentos. Nós temos um alinhamento muito próximo: o financeiro, marketing, jurídico… Eu preciso estar muito bem alinhado com todos esses setores, porque são eles que me dão a estrutura e o caminho para tomar as decisões. Foi uma contratação liderada por mim, mas com o apoio de todos os departamentos. E, claro, com o aval do nosso presidente, Augusto Melo, que está sempre a par de tudo o que acontece”.
Chegada em momento conturbado
Quando Memphis Depay chegou ao Corinthians, a equipe do Parque São Jorge estava brigando para escapar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Com uma arrancada de nove vitórias na reta final, o time alcançou a classificação para as fases preliminares da Copa Libertadores.
Fabinho também destacou o peso da escolha feita por Depay de se juntar ao elenco apesar do momento conturbado.
“Um jogador desse tamanho escolhe onde vai jogar. Ele escolhe o clube, o país em que quer estar nos próximos anos de contrato. E quando ele se abriu para ouvir uma proposta do futebol brasileiro, o Corinthians estava totalmente preparado. Foi pelo tamanho do clube, pela história que temos. Quando você coloca tudo isso na mesa, e vê um atleta que decidiu jogar no Brasil, certamente o Corinthians tem muita coisa positiva a oferecer. Mesmo num momento delicado da competição, e até político, ele pesquisou tudo isso. Mas acreditou no projeto, acreditou nas pessoas — e tem nos ajudado muito”, completou.
Contrato
Após a divulgação de detalhes contratuais envolvendo o camisa 10 do Timão, Fabinho Soldado comentou sobre as exigências feitas pelo atleta no acordo assinado com o Corinthians — que vai até julho de 2026. Relembre no vídeo abaixo:
“Existem outros grandes jogadores no cenário brasileiro com particularidades em seus contratos. O que acontece é que o contrato dele foi exposto de uma forma que nos preocupa. Mas qualquer outro jogador que venha em um cenário parecido”, explicou. “Isso faz parte quando se trata de um grande jogador. O Corinthians precisou ceder em alguns pontos para que essa contratação se concretizasse. A gente entendeu que a chegada desse atleta, naquele momento, era muito importante. Nossa responsabilidade era grande. E a gente tem convicção de que ele vai continuar evoluindo, ajudando o Corinthians a conquistar títulos, a brigar por melhores colocações para ser uma equipe vencedora”.
Além da contribuição em campo, segundo Fabinho, a presença de Depay também gera benefícios fora das quatro linhas.
“Uma equipe vencedora gera mais recursos, atrai mais patrocínios, traz dinheiro novo pro mercado. Os próprios atletas, no Brasil e no mundo, começam a olhar pro Corinthians com mais interesse. Por isso é importante entender esse envolvimento: quando você tem um atleta com esse perfil no elenco, você precisa usar isso muito bem […] a gente tem outros projetos importantes para ele, não só dentro de campo. Ele quer colaborar com o clube, e nós estamos satisfeitos, felizes com o que ele tem entregado dentro dos campeonatos”, finalizou.
CNN Esportes S/A
Com Fabinho Soldado, o CNN Esportes S/A chega à 91ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em pauta, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da bola, na perspectiva de economia e negócios.
Com estrelas, Brasileirão busca recorde de público e bilheteria
Este conteúdo foi originalmente publicado em Fabinho Soldado detalha bastidores da chegada de Depay ao Corinthians no site CNN Brasil.