Tanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, quanto o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, vão à Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados em maio responder a parlamentares sobre as políticas econômica e monetária do Brasil.
Presidente da CFT, o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) disse à CNN que Haddad irá à Comissão no dia 14 de maio, e Galípolo, duas semanas depois, no dia 28 de maio.
Haddad iria à Comissão responder sobre a reforma do Imposto de Renda (IR) proposta pelo governo federal — que isenta do tributo aqueles que ganham até R$ 5 mil mensais — na próxima quarta-feira (23). Todavia, sua visita à CFT foi remarcada devido a um compromisso internacional.
Enquanto Haddad responderá em maio sobre reforma do IR e outros temas da política econômica, Galípolo estará à disposição dos congressistas para falar sobre taxa de juros; inflação; tarifaço do presidente norte-americano, Donald Trump; entre outros temas que impactam a política monetária, disse Correia à CNN.
Antes de receber Galípolo e Haddad, a CFT reúne outros quadros do governo, no dia 29 de abril, para debater o tarifaço de Trump.
Estarão presentes na mesa a subsecretária de Acompanhamento Macroeconômico e Políticas Comerciais da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Julia de Medeiros Braga, além de um quadro do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) e representantes do setor produtivo.
Abertura comercial reduz impacto de tarifas de Trump no Brasil? Entenda
Este conteúdo foi originalmente publicado em Haddad e Galípolo vão ao Congresso responder sobre economia em maio no site CNN Brasil.