Líderes mundiais lamentam a morte do Papa Francisco; veja a repercussão

O Papa Francisco faleceu na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos, em Roma, após complicações de uma pneumonia dupla. A notícia gerou uma onda de manifestações de pesar por parte de líderes políticos e religiosos ao redor do mundo, que ressaltaram seu compromisso com os mais vulneráveis e sua dedicação à justiça social.

Javier Milei, presidente da Argentina — país onde Francisco nasceu — emitiu uma nota oficial: “Apesar de diferenças que hoje parecem menores, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim. Como Presidente, como argentino e, fundamentalmente, como um homem de fé, despeço-me do Santo Padre e me solidarizo com todos que hoje recebem essa triste notícia”, afirmou.

O presidente da França, Emmanuel Macron, expressou condolências aos católicos franceses e globais, destacando o trabalho do pontífice por um mundo mais fraterno. “De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco queria que a Igreja levasse alegria e esperança aos mais pobres. Que ela una as pessoas entre si e com a natureza. Que essa esperança cresça continuamente além dele”, afirmou.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, descreveu o Papa Francisco como um “gigante da fé e da razão”, reconhecendo sua profunda influência espiritual e intelectual.

O Papa Francisco retornou à casa do Pai. Esta é uma notícia que nos entristece profundamente, pois um grande homem e um grande pastor nos deixa. Tive o privilégio de desfrutar de sua amizade, seus conselhos e seus ensinamentos, que nunca falharam, mesmo nos momentos de provação e sofrimento. Nas meditações da Via Sacra, ele nos lembrou o poder do dom, que faz tudo florescer novamente e é capaz de reconciliar o que aos olhos do homem é irreconciliável. E pediu ao mundo, mais uma vez, a coragem de mudar de rumo, de seguir um caminho que “não destrói, mas cultiva, repara, protege”. Caminharemos nessa direção, para buscar o caminho da paz, perseguir o bem comum e construir uma sociedade mais justa e equitativa. Seus ensinamentos e seu legado não serão perdidos. Saudamos o Santo Padre com o coração cheio de tristeza, mas sabemos que ele agora está na paz do Senhor.

Nos Estados Unidos, o vice-presidente J.D. Vance, que havia se encontrado recentemente com o Papa, lamentou sua morte e prestou solidariedade aos milhões de católicos que o admiravam. “Fiquei feliz em vê-lo ontem, embora ele estivesse evidentemente muito doente. Mas sempre me lembrarei dele pela homilia que ele proferiu logo nos primeiros dias da COVID. Foi realmente muito bonito”, disse o político.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também homenageou o pontífice, destacando sua força espiritual e defesa dos marginalizados.

Na Alemanha, o primeiro-ministro Friedrich Merz se manifestou: “A morte do Papa Francisco me enche de grande tristeza. Francisco será lembrado por seu compromisso incansável com os mais fracos da sociedade, com a justiça e a reconciliação. A humildade e a fé na misericórdia de Deus o guiaram. Dessa forma, o primeiro latino-americano na Santa Sé tocou pessoas no mundo todo e além das fronteiras religiosas. Meus pensamentos neste momento estão com os fiéis do mundo inteiro que perderam seu Santo Padre. Que ele descanse em paz”.

Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, também falou: “Lamento o falecimento do Papa Francisco. Seu compromisso com a paz, a justiça social e os mais vulneráveis ​​deixa um legado profundo. Descanse em paz”.

Organizações internacionais e líderes religiosos enfatizaram o legado do Papa Francisco em promover a paz, combater a desigualdade e enfrentar desafios globais como a mudança climática. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que sua humildade e amor pelos menos afortunados inspiraram milhões além da Igreja Católica.

O Papa Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio na Argentina, foi o primeiro pontífice latino-americano da história. Seu papado, iniciado em 2013, foi marcado por esforços para aproximar a Igreja das questões sociais contemporâneas e por uma liderança voltada à inclusão e ao diálogo inter-religioso.



Fonte: Portal LEODIAS

CEO da OpenAI, dona do ChatGPT, alerta sobre crise de fraudes devido à IA

Altman não é o único a se preocupar com o fato de a IA potencializar a fraude. O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirma...

PF desarticula grupo que enviava cocaína ao exterior por aeroportos de SP

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (23), uma operação para desarticular uma organização criminosa responsável por enviar remessas internacionais de cocaína por meio de...

Agentes humanitários atenderam palestinos enquanto fugiam de Gaza, diz ONG

Trabalhadores humanitários atenderam pacientes enquanto eles faziam as malas para saírem da cidade de Deir al-Balah, no centro de Gaza, onde moradores afirmaram que...