Papa Francisco promoveu diálogo entre religiões, diz rabino argentino à CNN

Um rabino argentino que conhecia o papa Francisco desde que ele era arcebispo de Buenos Aires disse à CNN que se lembra do pontífice como alguém que gerava diálogo entre diferentes religiões.

O rabino Daniel Goldman afirmou à CNN que ele e outros líderes religiosos se inspiraram nos ensinamentos de Francisco para criar o Instituto de Diálogo Inter-religioso da Argentina — uma associação civil que reúne as três principais religiões monoteístas do país.

“Eu poderia dizer de forma simples, sem falsa humildade, que me considero um discípulo do papa Francisco”, ele disse.

Goldman compartilhou histórias pessoais do papa, incluindo os almoços mensais que eles tinham juntos para conversar sobre a vida.

“Como parte da nossa expressão, era proibido falar sobre política e religião, então falávamos sobre humor, sobre futebol”, ele disse.

Antes de alguns desses encontros, Goldman lembrou que Francisco ligava para ele para perguntar qual ônibus ele deveria pegar para o compromisso, um gesto que, segundo o rabino, destacava a humildade e a simplicidade de Francisco.

“E, de certa forma, isso era engraçado porque ele descia do ônibus e andava pelo bairro. As pessoas paravam para cumprimentá-lo. Era uma experiência e tanto estar perto dele”, Goldman destacou.

Morte do papa Francisco

Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, assumiu o título de papa em março de 2013. Ele marcou a história da Igreja Católica como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo.

O pontífice morreu após um AVC e uma falência cardíaca irreversível, informou o médico do Vaticano, Andrea Arcangeli, em um atestado de óbito divulgado nesta segunda-feira (21) do pontífice de 88 anos.

O corpo estava previsto para ser colocado em um caixão ainda nesta segunda. Na manhã de quarta-feira (23), será iniciado o velório do líder da Igreja Católica, aberto aos fiéis.

A data do funeral, cerimônia que antecederá o sepultamento de Francisco, ainda não foi divulgada.

O atestado, publicado pelo Vaticano, afirma que Francisco entrou em coma antes de sua morte na manhã desta segunda-feira

Este conteúdo foi originalmente publicado em Papa Francisco promoveu diálogo entre religiões, diz rabino argentino à CNN no site CNN Brasil.

Apenas 1,5% dos adolescentes de 15 a 19 anos se vacinaram contra HPV

A campanha do Ministério da Saúde para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV segue com baixa adesão. Desde fevereiro, pouco...

Homem morre após infecção por ameba comedora de cérebro em lago

Um morador do Missouri, nos Estados Unidos, morreu após contrair uma rara infecção cerebral causada pela Naegleria fowleri, conhecida como “ameba comedora de cérebro”....

Sabrina Sato desabafa sobre saúde do pai: “Luta mais difícil”

Sabrina Sato abriu o coração nas redes sociais sobre o momento delicado que vive com a família. A apresentadora falou sobre os desafios de...