Citação bíblica durante julgamento no STF gera comentário entre ministros

Durante a sessão desta quinta-feira (18/4) no Supremo Tribunal Federal (STF), um momento de descontração entre os ministros marcou a apresentação do voto do relator Alexandre de Moraes, no julgamento da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o chamado “núcleo 2” da tentativa de golpe de Estado.

O ministro Flávio Dino, recém-chegado à Corte, mencionou um trecho do Antigo Testamento ao comentar sobre práticas condenadas pela Bíblia, em especial o empréstimo de dinheiro a juros. A referência bíblica provocou uma resposta bem-humorada de Moraes: “Vossa Excelência é candidato a papa. Eu percebo uma certa… tendência”, disse o relator, arrancando risos no plenário.

Veja as fotos

Flávio Dino (Foto: Reprodução/Internet)
Flávio Dino (Foto: Reprodução/Internet)
Reprodução: YouTube/TV Justiça
Alexandre de Moraes foi o relatorReprodução: YouTube/TV Justiça
Flávio Dino (Foto: Reprodução/Internet)
Flávio Dino (Foto: Reprodução/Internet)
Reprodução
Alexandre de MoraesReprodução
Divulgação: Agência Brasil
Ministro Alexandre de MoraesDivulgação: Agência Brasil

O diálogo ocorreu enquanto Moraes se manifestava sobre os chamados “juristas da internet”, alvos de críticas por disseminação de informações falsas. Dino aproveitou para reforçar o ponto: “Quanto a essas fake news, Vossa Excelência tem total razão e acho muito mais constrangedor quando se trata de pessoas que se autodenominam juristas”.

A ministra Cármen Lúcia também entrou na conversa, pontuando o uso do termo “jurista”: “Às vezes Vossa Excelência está levando jurista como se fosse o profissional do saber jurídico, e às vezes juristas têm outras conotações, por exemplo, quem pega dinheiro a juros ou empresa, é jurista. É preciso também levar com cuidado, as palavras em português têm vários sentidos”.

Dino, então, retomou a menção religiosa: “E apenas para não deixar a Bíblia de fora, quem empresta dinheiro a juros comete um pecado, segundo o Antigo Testamento”.

A troca de falas, embora leve, ocorreu em meio a um julgamento sério que envolve suspeitas de articulação golpista. A sessão deu continuidade à análise da denúncia contra uma segunda leva de investigados pelo suposto envolvimento na tentativa de ruptura institucional após as eleições de 2022.



Fonte: Portal LEODIAS

Tarifaço de Trump deixa casamentos mais caros nos EUA

Dois milhões de casamentos acontecem nos Estados Unidos todos os anos, mas são um evento verdadeiramente internacional. Da aliança ao bolo, das cadeiras às...

CPMI ouve dirigente de associação citada no escândalo do INSS

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) toma, nesta segunda-feira (10), o depoimento de Igor Dias Delecrode,...

Câncer de próstata: Dr. Kalil aponta pico de incidência aos 70 anos

O câncer de próstata apresenta maior incidência em homens por volta dos 70 anos de idade, sendo a faixa etária um dos principais fatores...