BC julgará viabilidade econômica da aquisição do Master, diz Galípolo

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, afirmou nesta terça-feira (22) que a autarquia não julga a conveniência da venda ou da compra de instituições financeiras, mas a viabilidade econômica de eventuais operações, em referência ao plano de aquisição do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB).

Questionado sobre o assunto em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Galípolo disse que não fala sobre casos específicos de fusão e aquisição, antes de comentar que a área de supervisão do BC analisa indicadores relacionados à exposição a risco dessas instituições.

“O Banco Central não julga, em qualquer processo de fusão e aquisição, a conveniência da venda ou da compra. […] É uma decisão de quem está comprando e quem está vendendo. A obrigação do mandato do BC é julgar a viabilidade econômica da aquisição”, disse.

“É a partir da definição do perímetro transação que pode ser feita a análise do Banco Central sobre a viabilidade da compra, da venda, e em cima disso que vai sair a aprovação ou não dessa aquisição.”

A aquisição do Master pelo BRB foi anunciada no mês passado e ainda está pendente a aprovação do BC.

A transação prevê que o BRB adquira 49% das ações ordinárias e 100% das ações preferenciais do Master, totalizando 58% do capital do banco.

O BC está avaliando se o BRB tem capacidade suficiente para sustentar a nova estrutura de capital, disseram à Reuters fontes com conhecimento do assunto no início do mês.

Este conteúdo foi originalmente publicado em BC julgará viabilidade econômica da aquisição do Master, diz Galípolo no site CNN Brasil.

USP: saliva de carrapato pode ajudar no tratamento da febre maculosa

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) identificaram uma substância na saliva dos carrapatos que pode abrir um novo...

Fofocar faz bem à saúde? Especialistas apontam os efeitos da prática

Conversas sobre a vida alheia estão presentes em diversos contextos sociais, como ambientes de trabalho, grupos de amigos e círculos familiares. A fofoca é...

Roberto Azevêdo: Sentimento do empresariado sobre tarifaço é que não há caminho diplomático

O setor empresarial brasileiro demonstra crescente preocupação com o impacto das tarifas impostas pelos Estados Unidos e a aparente ausência de caminhos diplomáticos para...