China recua tarifas sobre semicondutores fabricados nos EUA, dizem agências

A China supostamente reverteu discretamente as tarifas retaliatórias de 125% sobre semicondutores fabricados nos Estados Unidos, segundo detalhes fornecidos à CNN nesta sexta-feira (25) por três agências de importação no polo tecnológico de Shenzhen, no sul do país.

As isenções se aplicam a circuitos integrados, como microchips ou semicondutores, conforme as agências de importação. Elas souberam das isenções, que não foram anunciadas oficialmente, na quinta-feira (24).

Em 12 de abril, a China aumentou suas tarifas recíprocas para 125% para todos os produtos originários dos EUA, em resposta à decisão do presidente americano, Donald Trump, de elevar os impostos sobre produtos chineses para 145%.

Há meses, Pequim vem projetando força e confiança em sua capacidade de resistir a uma guerra comercial crescente com os EUA. Mas essas isenções sugerem que o país precisa reverter alguns impostos sobre itens cruciais que não pode fabricar internamente ou obter em outros lugares.

As autoridades chinesas não confirmaram as isenções publicamente. A Administração Geral das Alfândegas e a alfândega em Shenzhen afirmaram desconhecer as isenções.

A CNN entrou em contato com os ministérios do Comércio e das Relações Exteriores da China para obter comentários.

Chen Shaoling, gerente da Zhengnenliang Supply Chain, uma agência de importação, disse à CNN que descobriu na quinta-feira que as tarifas sobre oito tipos de circuitos integrados, abrangendo a maioria dos semicondutores, exceto chips de memória, haviam sido reduzidas a zero.

A descoberta foi feita durante um desembaraço aduaneiro de rotina para seus clientes, acrescentou.

“Só descobrimos depois de apresentarmos a declaração — sem isso, não teríamos conhecimento”, disse Chen.

A autoridade alfandegária local em Shenzhen parece ter notificado algumas empresas sobre a mudança.

“Ótimas notícias! Recebemos um novo aviso da Alfândega da China, informando que oito códigos tarifários relacionados a semicondutores/circuitos integrados estão agora isentos de tarifas adicionais sobre importações dos EUA”, escreveu a Shenzhen HJET Supply Chain em uma publicação em sua conta oficial nas redes sociais na quinta-feira.

“Isso significa que as importações originárias dos Estados Unidos sob esses códigos terão suas tarifas reduzidas a zero na entrada na China”, acrescentou a publicação.

Uma funcionária da empresa que atendeu uma ligação da CNN confirmou a nova política, dizendo que sua empresa foi notificada pela alfândega local também na quinta-feira.

A Taihang Semiconductor, empresa também sediada em Shenzhen que importa chips, informou à CNN que recebeu um aviso da alfândega, embora tenha se recusado a fornecer mais detalhes.

“É definitivamente uma coisa boa”, disse um funcionário quando contatado pela CNN.

A Caijing, uma revista de negócios chinesa, noticiou as isenções na sexta-feira, citando diversas empresas de tecnologia que importam semicondutores, incluindo uma sediada em Xangai. A reportagem foi removida cerca de três horas após sua publicação.

Este conteúdo foi originalmente publicado em China recua tarifas sobre semicondutores fabricados nos EUA, dizem agências no site CNN Brasil.

Novo diz que lançará Marcel van Hattem ao Senado em 2026

O partido Novo confirmou que irá lançar o deputado federal gaúcho, Marcel van Hattem, à disputa por uma vaga no Senado Federal, em 2026. À...

“A Fábrica de Sonhos”: Sessão da Tarde exibe filme inédito nesta sexta (25)

A Sessão da Tarde da TV Globo vai exibir um filme inédito nesta sexta-feira (25): “A Fábrica de Sonhos”, como parte da celebração de...

Ex-técnico do Palmeiras é absolvido em caso de manipulação de resultados

O ex-técnico do Palmeiras, Estevam Soares, teve recurso acolhido pelo STJD e ficará isento do pagamento de uma multa de R$ 20 mil no...