Semana no Congresso: Glauber enfrenta CCJ; Lupi é esperado antes do feriado

Com a semana encurtada pelo feriado do Dia do Trabalhador em 1º de maio, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deve votar nesta terça-feira (29) o recurso do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) contra a abertura do processo de cassação de seu mandato.

A análise, adiada na semana passada, discute um recurso contra decisão do Conselho de Ética, que recomendou a perda do mandato. O relator, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), já apresentou parecer pela rejeição. A decisão final será do plenário.

A CNN apurou que aliados de Glauber e a bancada governista devem tentar obstruir a sessão, mas interlocutores admitem que a chance de vitória é baixa.

Ministros no Congresso

O Congresso também prevê audiências com ministros nesta semana. Carlos Lupi (Previdência Social), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Margareth Menezes (Cultura) foram convidados para comparecer a comissões.

Lupi tem duas participações previstas na terça-feira (29): às 14h, na Comissão de Previdência da Câmara e às 15h, na Comissão de Transparência do Senado. Ele comparece como convidado, sem obrigação de presença.

Os encontros foram marcados antes de ser divulgada a investigação sobre irregularidades em descontos na folha de aposentados do INSS, alvo recente de operação da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF). Por conta do caso, como a CNN mostrou, o ministro é alvo de pressão no cargo.

O ministro Lewandowski é esperado na Comissão de Segurança Pública da Câmara, às 10h30 de terça-feira, para discutir a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, enviada pelo governo na semana passada. Ele também deve participar de almoço da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

Na quarta-feira (30), é a vez de a ministra Margareth Menezes participar de reunião conjunta das Comissões de Cultura e de Fiscalização Financeira da Câmara. Ela deve falar sobre prioridades do Ministério da Cultura e o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC).

A oposição também quer esclarecimentos sobre sua atuação durante o Carnaval de 2025, quando esteve licenciada do cargo.

Outros temas na CCJ

Na quarta-feira (30), a CCJ analisará pedido do PL para suspender a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) no Supremo Tribunal Federal (STF). O relator é o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ramagem é réu por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Na semana passada, o STF decidiu que a Câmara não pode anular integralmente o processo contra Ramagem.

O parecer de Gaspar ainda não foi apresentado, e a votação deve ficar para a semana seguinte, após provável pedido de vista (mais tempo para análise).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Semana no Congresso: Glauber enfrenta CCJ; Lupi é esperado antes do feriado no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Marlon encara escolhas difíceis entre o passado e o futuro em ‘Dona de Mim’

Marlon (Humberto Morais) construiu sua vida em torno de princípios sólidos. Jovem determinado em “Dona de Mim”, ele sonha desde cedo com a carreira...

Joelma cancela show no especial de 60 anos da TV Globo

Joelma anunciou que não vai participar do show de comemoração dos 60 anos da TV Globo, que vai acontecer nesta segunda-feira (28), devido a...

Ancelotti já alertou elenco sobre saída do Real para Seleção. Entenda

O vínculo do técnico italiano Carlo Ancelotti com o Real Madrid está com dias contados. O treinador já está decidido a deixar o clube...