EUA alertam contra envio de tropas da Coreia do Norte à Ucrânia

O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou estar preocupado com o envolvimento direto da Coreia do Norte na guerra da Rússia na Ucrânia, destacando que o envio de tropas deve terminar.

“Continuamos preocupados com o envolvimento direto (da Coreia do Norte) na guerra. O envio de tropas (da Coreia do Norte) para a Rússia e qualquer apoio fornecido pela Federação Russa à (Coreia do Norte) em troca devem terminar”, comentou um porta-voz do Departamento de Estado em um e-mail.

A autoridade acrescentou que outros países, assim como a Coreia do Norte, “têm responsabilidade” pela guerra.

Coreia do Norte confirma envio de tropas à Ucrânia

Mais cedo, ainda nesta segunda-feira (28), a Coreia do Norte confirmou pela primeira vez que enviou tropas para lutar pela Rússia na guerra com a Ucrânia, sob as ordens do líder Kim Jong-un.

“O fim vitorioso da batalha para libertar a região russa de Kursk demonstrou o mais alto nível estratégico da firme amizade” entre a Coreia do Norte e a Rússia, segundo a agência de notícias estatal KCNA.

A Rússia afirmou na semana passada que as forças ucranianas foram expulsas da última cidade russa que ocupavam, embora Kiev tenha negado a alegação e afirmado que suas tropas ainda estavam operando em Belgorod, outra região russa na fronteira com a Ucrânia.

A Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores do Norte afirmou que o líder Kim Jong-un tomou a decisão de enviar tropas sob o tratado de parceria estratégica abrangente que assinou com Putin no ano passado.

“Sob a ordem do chefe de Estado, as subunidades das Forças Armadas da República consideraram o território da Rússia como o de seu país e comprovaram a firme aliança entre os dois países”, afirmou a Comissão, segundo a KCNA.

“Aqueles que lutaram pela justiça são todos heróis e representantes da honra da pátria”, pontuou Kim, ainda de acordo com a agência.

A Coreia do Norte “considera uma honra ter uma aliança com um Estado tão poderoso como a Federação Russa”, acrescentou a mídia estatal.

O país asiático enviou um total estimado de 14 mil soldados, incluindo 3 mil reforços para repor suas perdas, disseram autoridades ucranianas.

Sem veículos blindados e experiência em guerra com drones, eles sofreram baixas pesadas, mas se adaptaram rapidamente.

A Rússia confirmou no sábado (26), pela primeira vez, que soldados norte-coreanos lutaram ao lado de russos em Kursk.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA alertam contra envio de tropas da Coreia do Norte à Ucrânia no site CNN Brasil.

Força de Mulher: Sirin confessa suas armações

No capítulo desta segunda-feira, 28 de abril, de Força de Mulher, da Record, antes de Sirin entrar para ver a mãe, os médicos...

Volta Por Cima: Qual foi a audiência do último capítulo?

No sábado, 26 de abril, a TV Globo exibiu o último capítulo da novela “Volta Por Cima”. De acordo com o jornal O Globo,...

Brasileira é contida após tentar abordar piloto em aeronave da American Airlines

Uma situação inusitada gerou tumulto em um voo da American Airlines no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Uma passageira brasileira, revoltada com...