Dia do Trabalhador: bancos estarão fechados nesta quinta-feira (1º/5)

Todas as agências bancárias estarão fechadas nesta quinta-feira (1º/5), devido ao feriado do Dia do Trabalhador. Em 1º de maio, as compensações bancárias não serão efetivadas, incluindo a Transferência Eletrônica Disponível (TED).

O atendimento presencial nos bancos será retomado normalmente no dia seguinte, sexta-feira (2/5), apenas onde não há feriado estadual, municipal ou ponto facultativo, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone) com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, na sexta-feira, nos locais onde não há feriado. Como o sábado não é considerado dia útil, não ocorrerá liquidação financeira.

No caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é recomendado antecipar o pagamento e, assim, evitar a incidência de juros e multas.

O que fazer com as agências fechadas

Caso precise resolver questões bancárias no feriado, o cliente pode optar pelos meios eletrônicos. Por meio desses canais, é possível acessar quase todos os tipos de transações financeiras do sistema bancário.

Os serviços de internet banking, mobile banking e os caixas eletrônicos podem ser usados para o pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, transferências e demais serviços.

“Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, explica o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.



Fonte: Metrópoles

Haval H6 HEV x Ford Territory: qual comprar com R$ 220 mil? Compare

Os SUVs no Brasil estão ganhando cada vez mais força. Ano a ano, isso vem se mostrando em números. Em 2025, por exemplo, entre...

Kamala Harris diz que sistema político dos EUA está “quebrado”

A ex-vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris afirmou que não se candidataria a cargos públicos porque o sistema está “quebrado”, refletindo sobre a decisão...

Lei Magnitsky: quais as consequências e como fica a relação EUA-Brasil

O Brasil não possui meios para retaliar a aplicação da Lei Magnitsky pelos Estados Unidos, conforme análise de Vitelio Brustolin, professor de relações internacionais...