Desinformação nas redes estimula movimentos de extrema direita, diz Amorim

O assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, afirmou nesta quarta-feira (30) que a polarização política tem sido agravada pela disseminação de desinformação nas redes sociais e que isso estimula movimentos de extrema direita.

“A polarização política em muitos países é agravada pela desinformação que se espalha pelas redes sociais e estimula movimentos de extrema direita. É preciso restaurar a confiança na democracia e reparar o esgarçamento do tecido social”, afirmou.

A declaração foi feita durante a abertura da reunião dos assessores de segurança nacional do Brics, realizada no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

O ex-chanceler brasileiro também destacou a necessidade de que as grandes empresas de tecnologia respeitem a soberania nacional.

“Grandes empresas de tecnologia não podem desrespeitar a soberania dos países sob o falso pretexto de defender a liberdade de expressão”, complementou.

Uso de inteligência artificial

Durante o discurso, Amorim também abordou o impacto da inteligência artificial. Ele defendeu que a tecnologia deve ser utilizada para o progresso da humanidade, mas alertou para seu uso crescente em ações militares.

“É enorme o potencial da inteligência artificial para o progresso da humanidade. Mas seu emprego para fins militares já é uma realidade. O Brasil defende que o seu uso deve respeitar o direito internacional, em particular o direito internacional humanitário”, disse.

Amorim ressaltou ainda que a supervisão humana é essencial no uso de tecnologias autônomas, especialmente no campo militar.

“A supervisão humana sobre o uso de armas autônomas é essencial para evitar vieses e erros. A responsabilidade pela morte de inocentes não pode ser transferida para as máquinas”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desinformação nas redes estimula movimentos de extrema direita, diz Amorim no site CNN Brasil.

Israel pode enfrentar déficit de soldados em meio à nova ofensiva em Gaza

À medida que os estágios iniciais de um grande ataque à Cidade de Gaza se moldam, Israel está convocando dezenas de milhares de reservistas...

João Fonseca com Del Potro: horário e onde assistir ao duelo de duplas

João Fonseca formará dupla com o argentino Juan Martín Del Potro nesta quinta-feira (21), em evento que deve começar por volta das 21h (de...

Lula participa de cúpula amazônica em Bogotá e busca consenso para COP30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta quinta-feira (21) em Bogotá, na Colômbia, para participar da Cúpula de Presidentes da Organização...