Coreia do Sul: Presidente interino renuncia ao cargo antes das eleições

O presidente interino da Coreia do Sul, Han Duck-soo, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (1º), antes de concorrer as eleições presidenciais antecipadas do país em 3 de junho.

O Ministro das Finanças, Choi Sang-mok, deve assumir o cargo de maneira interina, seguindo lei coreana.

Han estava em seu segundo mandato como chefe de gabinete quando se tornou presidente interino em 14 de dezembro, depois que o presidente Yoon Suk Yeol sofreu impeachment pelo parlamento por sua decisão de impor a lei marcial no país.

Duas semanas depois, Han sofreu impeachment após ser acusado de auxiliar Yoon na declaração da lei marcial. Seu impeachment foi anulado pelo Tribunal Constitucional em 24 de março, com ele retornando ao cargo e permanecendo como líder interino até as eleições antecipadas.

Ao assumir como presidente interino, ele enfrentou o desafio de manter o governo funcionando durante uma das maiores crises políticas em décadas, enquanto enfrentava as ameaças da Coreia do Norte e a desaceleração da economia interna.

Han também teve que liderar esforços para lidar com a ameaça de tarifas para exportações para os Estados Unidos impostas por Donald Trump.

O presidente interino expressou disposição para chegar a um acordo, afirmando que o país não reagirá contra Washington, pois deve aos EUA sua recuperação da Guerra da Coreia de 1950-1953.

A Coreia do Sul e os Estados Unidos concordaram recentemente em elaborar um pacote comercial com o objetivo de remover as tarifas americanas antes que a pausa nas tarifas recíprocas seja suspensa em julho.

Ainda assim, ele enfrentou resistência do principal partido liberal, o Partido Democrata, cujo candidato Lee Jae-myung é o favorito para vencer a eleição, em meio a acusações de que as negociações estão sendo apressadas pelos conservadores para ganho político.

Os cargos de Han variaram de primeiro-ministro, ministro das Finanças e ministro do Comércio a secretário presidencial para coordenação de políticas, além de embaixador nos Estados Unidos e na OCDE e chefe de think tanks e organizações.

Han tem experiência de trabalho com os Estados Unidos, principal aliado da Coreia do Sul, tendo se envolvido profundamente no processo de assinatura do Acordo de Livre Comércio EUA-Coreia do Sul.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Coreia do Sul: Presidente interino renuncia ao cargo antes das eleições no site CNN Brasil.

Quando é a próxima Data Fifa? Veja o calendário das seleções

Quando será a próxima Data Fifa? Esta quinta-feira (1º) inaugura o mês de maio, que não terá compromissos por parte das seleções. As equipes...

EUA querem começar negociações tarifárias com a China, diz mídia chinesa

Os Estados Unidos da América (EUA) abordaram a China em busca de negociações sobre as tarifas de 145% do presidente norte-americano Donald Trump. A...

Freira Inah: quem era a pessoa mais velha do mundo que morreu aos 116 anos

Religiosa abençoada pelo papa Francisco, bisneta de um dos líderes da Revolução Farroupilha e torcedora apaixonada do Internacional – essa era a freira gaúcha...