Após ofensas a Gleisi, Mesa da Câmara pede suspensão de mandato de deputado

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados acionou o Conselho de Ética da Casa para pedir a suspensão do mandato do deputado Gilvan da Federal (PL-ES) por seis meses. O documento foi protocolado na quarta-feira (30).

A representação aponta que a Mesa foi acionada pela Corregedoria Parlamentar. O órgão relatou ações “incompatíveis com o decoro parlamentar” durante uma reunião da Comissão de Segurança Pública na terça-feira (29).

O documento aponta que, na ocasião, Gilvan se referiu à ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT-PR), que também é deputada licenciada, com palavras “ofensivas e difamatórias”.

Durante a sessão, o deputado associou a ministra ao apelido “amante”, que teria sido atribuído a ela em uma lista de supostos repasses ilegais da empresa Odebrecht a políticos. Gilvan também disse que a pessoa apelidada de “amante” devia “ser uma prostituta do caramba”.

Após as falas, Gilvan protagonizou uma discussão com o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), esposo de Gleisi.

“O representado, em flagrante abuso de suas prerrogativas constitucionais e com o animus de ferir a imagem da ministra Gleisi Hoffmann, fez insinuações abertamente ultrajantes, desonrosas e depreciativas”, consta no documento.

Conselho de Ética

Segundo a representação, as falas de Gilvan excederam o direito de liberdade de expressão e caracteriazaram abuso das prerrogativas parlamentares. O documento foi encaminhado ao Conselho de Ética e aguarda a designação de um relator.

A representação é assinada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), e pelos demais integrantes da Mesa Diretora: Elmar Nascimento (União-BA), Carlos Veras (PT-PE), Lula da Fonte (PP-PE) e Delegada Katarina (PSD-SE). O vice-presidente da Câmara, que é do mesmo partido que Gilvan da Federal, não assinou o documento.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após ofensas a Gleisi, Mesa da Câmara pede suspensão de mandato de deputado no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Homem que deu 60 socos em namorada diz que foi “algemado e agredido pelado”

O ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, preso preventivamente por agredir a namorada com 60 socos em Natal (RN), relatou, em depoimento, agressões...

Homem embriagado de chinelo: como era a prova de 8 km que ele completou

Isaque é paraense e agora se entitula como “corredor” nas redes sociais. Isso porque, no dia 27 de julho, ele completou uma prova de...

Acidente no “Globo da Morte” deixa dois artistas feridos em circo em PE

Dois artistas de circo ficaram feridos após colidirem dentro do “Globo da Morte” durante uma apresentação em um circo, instalado no município de Itapissuma,...