A 55ª edição do Troféu Imprensa marcou uma virada histórica na trajetória da principal premiação da televisão brasileira. Neste domingo (4), o SBT exibiu o programa especial, gravado no dia 23 de abril, com um formato inédito: pela primeira vez, o evento foi transmitido simultaneamente na TV aberta e no streaming, por meio da plataforma Disney+. A iniciativa digital simboliza um novo ciclo para o prêmio, agora sob o comando de Patrícia Abravanel e Celso Portiolli.
Receba as notícias de OFuxico no seu celular!
Essa foi também a primeira cerimônia sem a presença de Silvio Santos, criador do formato televisivo do Troféu Imprensa. Após dois anos de pausa por causa do afastamento do apresentador, a edição 2025 veio carregada de emoção. Silvio morreu em agosto de 2024, aos 93 anos, e seu legado foi lembrado em diversos momentos da atração.
Por que Patrícia Abravanel e Celso Portiolli merecem aplausos pelo Troféu Imprensa?
Logo no início do programa, Patricia Abravanel falou sobre a emoção do momento: “Hoje é uma noite muito especial. É uma despedida e um novo começo”, disse Patricia logo no início da transmissão. A apresentadora, visivelmente emocionada, declarou que ela e a família se sentem honrados em dar continuidade ao trabalho do pai: “Cabe a nós levar adiante esse legado”, afirmou durante conversa com Portiolli.
Tributo ao Homem do Baú
A cerimônia teve início com uma homenagem tocante a Silvio. Um vídeo exibido no telão reuniu momentos icônicos do apresentador à frente do Troféu Imprensa, intercalando cenas históricas com artistas consagrados recebendo a estatueta.
Portiolli, emocionado, ressaltou a importância do comunicador: “Isso demonstra a grandiosidade de Silvio Santos. Ele dava espaço para reconhecer o talento de profissionais que chegam na casa de milhões de brasileiros.”
Patricia destacou que a premiação segue sendo um espaço plural e democrático: “É a única que abraça todos os canais, todas as telas e todos os veículos. Isso é mérito e honra do coração do Silvio Santos. Mais palmas!”, pediu ao público presente.
Em tom bem-humorado, a apresentadora ainda fez referência à famosa cena em que Hebe Camargo deu um selinho em Silvio Santos durante uma edição da premiação. Ao comentar que não repetiria o gesto com Portiolli, brincou: “Aquele selinho eu não vou dar não, que o Fábio [Faria] vai ficar bravo comigo.”
Portiolli entrou na brincadeira, dizendo que só aceitaria o selinho quando eles estivessem com 95 e 80 anos, respectivamente, mas fez questão de elogiar o Troféu que conquistou ao longo da carreira: “Muito sofrido e suado.”
Recomeço
A noite representou o início de um novo ciclo para o SBT, mantendo viva a memória de seu fundador. Com emoção e respeito à história do pai, Patricia reforçou o compromisso de honrar o legado de Silvio Santos e manter o Troféu Imprensa como um símbolo da televisão brasileira.
O palco recebeu figuras de destaque do entretenimento nacional, como Tatá Werneck, Angélica, Joelma, Wanessa Camargo, Fátima Bernardes, Blogueirinha, Bozo e Fábio Jr., reforçando o clima nostálgico e ao mesmo tempo inovador da noite.
A cerimônia, que homenageia os melhores da televisão e da música, manteve a tradicional bancada de jurados formada por jornalistas especializados. A votação mescla a escolha da imprensa e a do público, unindo credibilidade e popularidade.

Confira os vencedores do Troféu Imprensa 2025:
Melhor Programa Diário: Fofocalizando – Troféu Internet: Mais Você
Melhor Cantora: Simone Mendes – Troféu Internet: Simone Mendes
Melhor Conteúdo Infantil: Sábado Animado – Troféu Internet: Sábado Animado
Melhor Jornalista : César Filho – Troféu Internet: William Bonner
Melhor Jornal: SBT Brasil – Troféu Internet: SBT Brasil
Melhor Música: “Nosso Primeiro Beijo (Gloria Groove ) – Troféu Internet: “Voando para o Pará” (Joelma)
Melhor Reality de Culinária: Master Chef – Troféu Internet: Master Chef
Melhor Game Show: Passa ou Repassa – Troféu Internet: Show do Milhão
Melhor Talk Show ou Programa de Entrevista: – Troféu Internet: The Noite
Melhor Humorista: Tiago Barnabé – Troféu Internet: Tiago Barnabé
Melhor Documentário: Silvio Santos – Vale Mais do que Dinheiro – Troféu Internet: Silvio Santos – Vale Mais do que Dinheiro
Melhor Programa Jornalístico: Profissão Repórter – Troféu Internet: Profissão Repórter
Melhor Reality: Ilhados com a Sogra – Troféu Internet: A Fazenda
Melhor Apresentadora: Patrícia Abravanel – Troféu Internet: Patrícia Abravanel
Melhor Programa de Auditório: Domingão com Huck – Troféu Internet: Programa Silvio Santos
Melhor Atriz: Andreia Beltrão – Troféu Internet:Sophie Charlotte
Melhor Ator: Juan Paiva – Troféu Internet: Chay Sued
Melhor Novela: No Rancho Fundo – Troféu Internet: Renascer
Melhor Apresentador: Celso Portiolli – Troféu Internet: Celso Portiolli
Melhor Cantor: Jão – Troféu Internet: Jão
Revelação: Cariucha – Troféu Internet: Cariucha
O post Troféu Imprensa 2025: veja a lista completa dos vencedores da edição histórica apareceu primeiro em OFuxico.
Fonte: OFuxico