Confirmado para o Brasil, Jeep Avenger foi usado na despedida do Papa

O Jeep Avenger é um dos carros mais esperados para a Stellantis no Brasil. O modelo será fabricado na planta de Porto Real (RJ) e ficará posicionado abaixo do Renegade. No entanto, o carro já é realidade na Europa e acaba de ser adicionado à frota de viaturas dos Carabinieri. A primeira grande missão do modelo foi o funeral do Papa Francisco.

A viatura é da versão elétrica do SUV compacto, enquanto no Brasil, teremos a versão híbrida-leve. A inclusão do Avenger na frota policial faz parte de um contrato maior firmado pelo governo italiano com a Stellantis. O início das entregas começou em 16 de abril, cinco dias antes do falecimento do papa Francisco.

Das 176 unidades inicialmente adquiridas, 46 foram destinadas à capital Roma para atuação durante o Jubileu da Igreja Católica em 2025, enquanto as demais atenderão outras cidades italianas sujeitas a restrições ambientais mais rigorosas.

A versão destinada aos Carabinieri é equipada com motor elétrico de 400V, capaz de gerar 156 cv de potência e 260 Nm de torque. A autonomia é de até 400 km no ciclo WLTP, podendo chegar a 550 km em trajetos urbanos, o que o torna viável para patrulhamento em centros históricos e áreas de baixa emissão.

Com estrutura compacta de 4,08 metros de comprimento e raio de giro de 10,5 metros, o Avenger mantém elementos típicos da marca Jeep, como os sistemas Selec-Terrain® e Hill Descent Control, que melhoram o desempenho em pisos adversos — mesmo que seu foco seja o uso urbano. Quando esteve no Brasil, papa Francisco também usou um produto Stellantis, no caso, o Fiat Idea.


Jeep Avenger: SUV elétrico é utilizado na Praça São Pedro durante a despedida do Papa
Jeep Avenger: SUV elétrico é utilizado na Praça São Pedro durante a despedida do Papa • Eustáquio Ramos/Rádio Itatiaia

No Brasil, o Avenger está confirmado para estrear em 2026, mas exclusivamente na configuração híbrida, e não na versão 100% elétrica utilizada pelos Carabinieri. A princípio, a fabricação do modelo ocorreria na planta de Betim (MG), mas a Stellantis decidiu centralizar a produção nacional do SUV em Porto Real (RJ).

A mudança faz parte de um ciclo de investimentos de R$ 3 bilhões previsto para o período entre 2025 e 2028, com o objetivo de transformar a unidade fluminense em um polo multimarcas.


Jeep Avenger é um dos carros híbridos cotados para produção em Betim (MG)
Jeep Avenger é um dos carros híbridos cotados para produção em Betim (MG) • Divulgação

Na Europa, o Avenger é comercializado com diferentes motorizações. Além da versão elétrica de 156 cv, há a configuração a combustão, que utiliza o motor 1.2 GSE turbo de 100 cv, e a nova híbrida 4xe, que combina motor a combustão e elétrico para alcançar 134 cv. No Brasil deverá ser associado ao sistema Bio-Hybrid com motor 1.0 Turbo e um elétrico com 130 cv.

O modelo se destaca pelas proporções compactas: tem entre-eixos de 2,56 m e  proposta de versatilidade para uso diário. Seu porta-malas tem capacidade de 355 litros e o vão livre do solo, de 20,1 cm, confere alguma aptidão para enfrentar pisos irregulares.

Internamente, o Avenger traz painel digital de 10,2 polegadas e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, atendendo às exigências de conectividade do segmento. Mesmo com o design robusto e ângulos de ataque e saída de 20° e 32°, respectivamente, o modelo foi projetado prioritariamente para o uso em ambiente urbano.

10 curiosidades sobre o Jeep Wrangler, SUV mais caro da marca

Este conteúdo foi originalmente publicado em Confirmado para o Brasil, Jeep Avenger foi usado na despedida do Papa no site CNN Brasil.

Começa o julgamento de Sean ‘P. Diddy’ Combs com a escolha do júri

O aguardado julgamento criminal de Sean ‘P. Diddy’ Combs teve seu início segunda-feira 5 de maio pela manhã no Tribunal Federal de Manhattan, em...

Xamã levanta multidão em Portugal

Xamã voltou a Portugal para uma apresentação marcante no Enterro da UA, a tradicional festa dos estudantes da Universidade de Aveiro. Em uma noite...

Que perigo! Ex-BBB Larissa Santos sofre acidente doméstico e leva 14 pontos no pé

Larissa Santos, ex-participante do Big Brother Brasil 23, passou por um grande susto. A influenciadora precisou levar 14 pontos no pé depois que o...