INSS: PF apreende anotações que sugerem pagamento de propina para ex-cúpula

A Polícia Federal (PF) encontrou cadernos com anotações à mão que sugerem que o ex-presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Alessandro Stefanutto, e o procurador-geral do órgão afastado Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, teriam recebido propina no esquema de descontos mensais de aposentados e pensionistas.

As apreensões foram realizadas em uma empresa de Antônio Carlos Camilo Antunes, apontado como lobista e chamado de “Careca do INSS” pela PF.

Segundo fontes com acesso ao caso, as anotações mostrariam o percentual de 5% ao lado do nome “Staf” e também de “Virgílio”, que, segundo agentes da investigação, seriam indicativos de repasses financeiros. A informação foi revelada pelo O Globo e confirmada pela CNN.

A CNN apurou que há outras anotações com indicação de repasses em análise. Por isso, não há neste momento, conclusão de que a ex-cúpula do órgão recebeu propina ou, em caso positivo, qual período ou quais os valores fechados.

A PF analisa o material para atestar a autenticidade e fazer um possível rastreamento do dinheiro com base nos percentuais indicados.

Uma perícia nos cadernos não está descartada. Nesses casos, o material é enviado ao Instituto Nacional de Criminalística (INC) para que os peritos façam um trabalho técnico e possam detalhar quem escreveu.

Como antecipado pela CNN, somente após análise e perícia de todo o material, a PF marcará os depoimentos dos investigados. Entre eles, devem ser chamados para interrogatórios Stefanutto, Virgílio e o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, que deve colaborar como testemunha.

Procurado pela CNN, o advogado do “Careca do INSS” disse que não comenta processos
em curso. Contudo, declarou que as acusações apresentadas contra seu cliente não correspondem à realidade dos fatos.

A reportagem aguarda retorno das defesas de Stefanutto e Virgílio.

Este conteúdo foi originalmente publicado em INSS: PF apreende anotações que sugerem pagamento de propina para ex-cúpula no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Documentos da PF podem implicar Toffoli, diz jurista Maierovitch

O jurista e professor Wálter Maierovitch afirmou, durante participação no WW desta quinta-feira (12), que documentos da PF (Polícia Federal) contêm indícios de possíveis...

Master: Mendonça é figura neutra e pode mostrar protagonismo, diz analista

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) ,André Mendonça, novo relator do Caso Master, representa uma figura neutra que pode aproveitar a oportunidade para...

BBB 26: Bloco do Paredão marca a dinâmica da quinta semana de jogo; entenda

*]:pointer-events-auto scroll-mt-(--header-height)" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="dda9609f-5260-4760-bb9c-663709bf5831" data-testid="conversation-turn-9" data-scroll-anchor="false" data-turn="user"> *]:pointer-events-auto scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="request-WEB:51a8b039-b683-48d6-aaba-4548eebd8984-12" data-testid="conversation-turn-10" data-scroll-anchor="true" data-turn="assistant"> Em clima de Carnaval, o BBB 26 terá mais uma...