Seleção do Vaticano: equipe junta padres, soldados e tem resultados ruins

Não foi só a paixão do Papa Francisco que ligou o Vaticano ao futebol. O menor país do mundo tem sim uma seleção e disputa jogos desde os anos 1980.

A Seleção Nacional de Futebol da Cidade do Vaticano tem como origem jogos promovidos ainda na década de 1960 com copas e ligas amadoras, porém é oficializada durante o pontificado de João Paulo II. O primeiro jogo considerado “oficial” da seleção foi em 1985 contra um grupo de jornalistas.

A ASD, ou Associação Esportiva Diletantística, é a responsável por organizar as atividades esportivas de membros da Santa Fé, seja do futebol ao atletismo.

A Seleção, porém, não é filiada à Fifa, portanto não pode disputar competições oficiais do futebol internacional. Enquanto isso não acontecer, não será possível ver o Vaticano tentando um título da Eurocopa, por exemplo.

Se o Conclave escolher um brasileiro, por exemplo, o papado teria Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e torcedor do Internacional, ou o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, apoiador do Athlético-PR.

Elenco com padres e soldados

Há diversos perfis de defensores da fé em campo. Entre os que defenderam o auribranco, há seminaristas e funcionários, incluindo membros da Guarda Suíça Pontifícia, a polícia responsável pela defesa do papa, uma espécie de exército local.

O primeiro grupo foi formado exclusivamente por homens, porém em 2018, criou-se o time feminino do Vaticano.

Aproveitamento

A Seleção Vaticana já disputou 31 amistosos e tem 8 vitórias, 10 empates e 13 derrotas. Um baixo aproveitamento de 36,5%.

Entre os adversários, o Vaticano jogou contra as seleções da Palestina, Mônaco e San Marino.

Treinador de Copa no Vaticano

Giovanni Trapattoni, por exemplo, foi treinador da Santa Sé em uma partida contra a polícia italiana em 2010.  Trapattoni foi treinador da Juventus e comandou a seleção da Itália na Eurocopa de 2004 e na Copa do Mundo de 2002.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Seleção do Vaticano: equipe junta padres, soldados e tem resultados ruins no site CNN Brasil.

Ataque de Israel em cafeteria deixa mais de 40 mortos na costa de Gaza

Mais de 40 pessoas morreram em um ataque aéreo israelense que atingiu um café perto do porto da Cidade de Gaza, segundo o chefe...

Céu de julho terá chuva de meteoros e encontros celestes

Durante as noites do mês de julho, os observadores do céu noturno poderão contemplar diversas conjunções celestes, além de acompanhar uma chuva de meteoros. O...

Enem: 10 dicas para estudar nas férias sem abrir mão do descanso e do lazer

O recesso escolar de julho é uma pausa necessária. Um momento para descansar, recarregar as energias e reorganizar a mente. “Mas, se você está...