Quem é Celsinho da Vila Vintém, líder do tráfico preso no Rio

Preso nesta quinta-feira (8) em uma operação da Polícia Civil, Celso Luís Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, é um dos personagens mais emblemáticos da história do tráfico de drogas no Rio de Janeiro.

Fundador da facção Amigos dos Amigos (ADA), Celsinho ganhou notoriedade nos anos 1990 ao consolidar o controle do tráfico na Vila Vintém e em diversas comunidades da zona oeste, chegando a liderar um império criminoso.

Sua trajetória no crime começou ainda jovem, com roubos de cargas na Avenida Brasil. Aos poucos, passou a comandar bocas de fumo e, ao lado de Ernaldo Pinto de Medeiros, o “Uê”, fundou a ADA. Em pouco tempo, tornou-se um dos bandidos mais procurados do estado, com influência direta, principalmente, em comunidades da zona oeste.

Celsinho foi preso pela primeira vez em 1990, escapou do sistema penitenciário em 1998 e, em 2002, foi recapturado e transferido para Bangu 1, onde sobreviveu à rebelião que matou Uê e outros líderes da ADA sob ordens de Fernandinho Beira-Mar, líder do Comando Vermelho (CV). Desde então, seu nome passou a circular entre os bastidores do crime com menor intensidade, mas nunca desapareceu de vez do radar das autoridades.

Condenado a mais de 30 anos por tráfico, associação criminosa e homicídios, Celsinho foi solto em 2022 após cumprir duas décadas de pena. A libertação foi motivada por questionamentos judiciais sobre sua participação na guerra da Rocinha — episódio em que teria financiado uma tentativa de invasão da favela em apoio à ADA. Em liberdade, alegava ter se afastado do tráfico e estar dedicado a um negócio familiar de criação de porcos.

A prisão de hoje, no entanto, revela que sua ligação com o mundo do crime nunca foi completamente rompida. De acordo com investigações do setor de inteligência da Polícia Civil, Celsinho vinha articulando alianças com o Comando Vermelho (CV), anteriormente inimigo declarado da ADA, para tentar expandir a presença em regiões atualmente dominada por milicianos. A tentativa de retomada do tráfico na zona oeste reacendeu o alerta da Polícia.

O mandado de prisão foi expedido na tarde de quarta-feira (7) e cumprido nas primeiras horas desta quinta. Celsinho foi capturado pelas autoridades e chegou em um blindado na Cidade da Polícia. A operação contou com a participação de mais de 50 agentes e 10 delegacias, e teve como objetivo impedir a reestruturação da facção sob sua liderança.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem é Celsinho da Vila Vintém, líder do tráfico preso no Rio no site CNN Brasil.

Tragédia no Chile: Último trabalhador é encontrado morto em mina

Equipes de resgate encontraram, neste domingo (3), o quinto e último corpo do grupo de mineradores presos em uma mina no Chile. O anúncio foi...

Brasileirão: Corinthians busca empate com Fortaleza antes de Dérbi decisivo

Com gol de Carrillo nos acréscimos, o Corinthians buscou empate por 1 a 1 com o Fortaleza, neste domingo (3), pela 18ª rodada do...

Poder360: ato bolsonarista na Paulista reúne 57,6 mil; USP fala em 37,6 mil

Ato de manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniram 57.600 pessoas na Avenida Paulista neste domingo (3), é o que aponta um levantamento...