Energético faz mal à saúde? Entenda os efeitos da bebida

Por todo o Brasil, muitas pessoas amam os energéticos. Tanto é que uma pesquisa realizada pela empresa de dados Kantar revela que o mercado de energéticos no Brasil tem tido um grande aumento em consumo fora do lar, com um crescimento de 54% em consumidores alcançados em um ano.

Porém, é preciso ter um certo cuidado com o consumo dessas bebidas. Isso porque o energético, se em excesso, faz sim mal à saúde. Ele pode ter efeitos significativos sobre o coração, como por exemplo aumento da frequência cardíaca, arritmias cardíacas, hipertensão arterial, “síndrome do coração partido” e até complicações mais sérias.

Isso ocorre, segundo especialistas, porque além do forte nível de cafeína, que pode ir de 80 a 160 mg dependendo da marca, a bebida contém também ingredientes como taurina, que contribuem para os efeitos colaterais.

Quer saber mais sobre os efeitos e riscos do energético, de que formas ele faz mal para a saúde e como se cuidar? Veja a seguir as informações trazidas pela médica cardiologista e professora na Universidade São Judas Tadeu, Juliana Filgueiras Medeiros:

Energético faz mal para a saúde?

Segundo a especialista, o energético, quando consumido em excesso ou em uma frequência irregular, pode sim fazer mal para a saúde. Isso porque ele geralmente concentra altas doses de cafeína e açúcar que podem afetar o coração aumentando a pressão arterial, também causando taquicardia.

Em alguns casos, pode até provocar arritmia como fibrilação atrial. Se a pessoa tem algum problema cardíaco, ou se é muito ansioso e/ou tem insônia, o ideal é evitar.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Fatalidade na Via Chico Mendes: jovem morre ao cair da motocicleta

A jovem Thacyana Lopes da Silva de 23 anos, morreu após um grave acidente de transito na Via Chico Mendes, na tarde deste domingo....

Aporte do governo federal acelera obras no Acre e govenador pede agilidade do secretariado

O governador tem deixado claro que sua prioridade é executar as grandes obras de seu governo, deixar uma marca histórica de números na economia...

STF decide que Lei Magnitsky não tem validade no Brasil

Sem citar a Lei Magnitsky, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino proibiu nesta segunda-feira (18) restrições "decorrentes de atos unilaterais estrangeiros"...