Moradores da cidade natal do papa Leão XIV comemoram escolha do americano

A cidade natal de Papa Leão XIV, Dolton, Illinois, nos Estados Unidos, ficou surpreendida com a primeira aparição do pontífice na sacada da Basílica de São Pedro, na quinta-feira (8).

Nascido Robert Prevost, o ex-missionário, de 69 anos, tornou-se o primeiro americano a liderar a Igreja Católica, após a morte do Papa Francisco.

Natural de Chicago e com dupla cidadania peruana, Prevost estudou teologia nos EUA antes de décadas de trabalho no exterior.

“Ele obteve o mesmo diploma que estou prestes a obter”, falou Gardis Watts, estudante da União Teológica Católica e morador de Dolton.

“É um momento muito bom para mim. Compartilho algumas semelhanças com o papa”, acrescentou.

O estudante também comentou que não esperava um pontífice com essa nacionalidade: “Eu nunca imaginei que um papa americano fosse eleito durante a minha vida”.

Outros ficaram surpresos ao saber que um futuro papa morou no bairro. “É legal saber que alguém assim morou aqui”, disse Jasmine Ramirez, moradora de Dolton.

No Vaticano, o Papa Leão XIV se dirigiu à multidão em italiano e espanhol, oferecendo uma mensagem de paz.

O presidente Donald Trump o parabenizou rapidamente por se tornar o primeiro papa dos EUA. “Que emoção e que grande honra para o nosso país. Estou ansioso para conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”

No entanto, o novo papa tem um histórico de críticas às políticas de Trump e do vice-presidente J.D. Vance, segundo publicações na conta X de Robert Prevost.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Moradores da cidade natal do papa Leão XIV comemoram escolha do americano no site CNN Brasil.

China anuncia exercícios militares nos arredores de Taiwan

O exército chinês anunciou a mobilização de unidades do exército da marinha, da força aérea e de mísseis ao redor de Taiwan em grandes...

Incêndio em lar de idosos deixa 16 mortos na Indonésia

Um incêndio em um lar de idosos matou 16 pessoas na cidade de Manado, na ilha de Sulawesi, Indonésia, segundo um oficial da polícia...

Descarrilamento de trem deixa ao menos 13 mortos no México

Ao menos 13 pessoas morreram e 98 ficaram feridas aós o descarrilamento de um trem interoceânico com 250 pessoas abordo neste domingo (28), no...