O governador Gladson Cameli abriu de vez as entranhas da Saúde nos vales do Yaco e Purus para o prefeito Mazinho Serafim, cedendo a pressões implacáveis do prefeito de Sena Madureira. Nildete Lira, secretária municipal de Saúde, foi nomeada hoje diretora geral do Hospital João Câncio, em decreto assinado pelo governador com efeitos financeiros retroativos a 2 de janeiro.
Ou seja, a prima do deputado Gilberto Lira, ex-vice-prefeito da cidade, receberá indevidamente quatro meses de gordos salários pelo Estado, mesmo sem ter prestado serviço ao Governo do Acre nesse período – e mesmo já tendo sido remunerada como gestora municipal. O decreto é claro: “entre em vigor na data de sua publicação (12 de abril de 2023) com efeito a 2 de janeiro”.
A duplicidade de pagamentos e o acúmulo de funções em duas esferas administrativas distintas são proibidos por lei. A Casa Civil, responsável por redigir decretos e enviá-los ao Diário Oficial, comete mais uma barbeiragem administrativa, dentre tantas outras. A reportagem apurou que o repasse do hospital ao grupo de Mazinho foi questionado por conselheiros do governador, mas de nada adiantou o argumento de que esta seria uma decisão desgastante, já que o prefeito está condenado por desvio de verbas da Saúde. Além disso, Mazinho enfrente investigação do ministério Público por ter aberto o ano letivo sem garantir cuidadores e mediadores às crianças autistas.
Demissões
Mazinho comemora o êxito de pressões exercidas ao governador, de quem já foi desafeto. O gestor de Sena Madureira já é tratado como “futuro senador da República”. Sua pré-candidatura é lançada informalmente. Pra começo de conversa, a política rasteira costumeiramente exercida por Mazinho vai botar na rua os funcionários temporários. Estes serão substituídos por cabos eleitorais que trabalhavam nas campanha de Lira e da esposa do prefeito, Meire Serafim, eleita deputada federal. Outra medida imediata é acertar com uma empresa terceirizada que fará a limpeza do hospital. Os funcionários que assumirão o serviço serão indicados pelo grupo do prefeito.
“Sena infelizmente não vai para frente , cada dia piorando. Só tem um hospital e os postos de saúde , e quem não apoiou o prefeito ou a mulher dele vai pra onde? Vai ter que se mudar de Sena pra trabalhar?”, reagiu um internauta. Ele se refere a problemas de gestão que afetam os pacientes no Posto de Saúde “manelito”, conforme denunciou o portal Yaco News.
Veja AQUI