Israel não se compromete com cessar-fogo, apenas libertação de refém

Israel não concordou com nenhum cessar-fogo ou libertação de prisioneiros com o Hamas, apenas com o “corredor” seguro que permita a libertação do refém israelense-americano Edan Alexander, disse o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nesta segunda-feira (12).

Israel foi informado um dia antes da decisão do Hamas de libertar Alexander, o último refém americano sobrevivente, como um gesto de boa vontade para com o presidente Donald Trump, após negociações entre o Hamas, os Estados Unidos, o Egito e o Catar.

A libertação, que pode ocorrer já nesta segunda-feira, pode abrir caminho para a libertação dos 59 reféns restantes ainda mantidos em Gaza, mas Netanyahu disse que as forças israelenses continuarão os preparativos recentemente anunciados para intensificar as operações na região.

“As negociações continuarão sob pressão, durante os preparativos para uma intensificação dos combates”, afirmou seu gabinete em um comunicado.

No domingo (11), o Hamas afirmou estar em negociações com os EUA e ter concordado em libertar Alexander, uma medida que os principais mediadores árabes, Catar e Egito, consideraram um passo para o retorno das negociações de cessar-fogo no enclave devastado pela guerra.

As negociações ocorreram pouco antes da visita de Trump ao Golfo, que não incluirá uma parada em Israel.

Autoridades americanas tentaram acalmar os temores em Israel sobre uma crescente distância entre Israel e Trump, que na semana passada anunciou o fim da campanha americana contra os houthis, apoiados pelo Irã, no Iêmen, que continuam disparando mísseis contra Israel.

Famílias dos reféns e seus apoiadores em Israel pressionaram o governo a chegar a um acordo para garantir a libertação dos que ainda estão presos em Gaza, mas Netanyahu tem enfrentado pressão em seu gabinete para não encerrar a guerra.

Na semana passada, ele anunciou planos para intensificar a operação em Gaza, que, segundo autoridades, poderia ser totalmente tomada pelas forças israelenses.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Israel não se compromete com cessar-fogo, apenas libertação de refém no site CNN Brasil.

Trump volta a defender Bolsonaro nas redes sociais: “Caça às bruxas!!!”

Pelo segundo dia consecutivo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa do ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Em nova publicação na rede...

Câmara aprova texto-base que cria 160 cargos comissionados no STF

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (8), o texto-base do projeto de lei que cria 160 funções comissionadas para o STF...

Análise: Deputados estão incomodados com a entrada da PF nos gabinetes

A recente operação da Polícia Federal (PF) que apontou o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE) como líder de um suposto esquema de desvios de...